O mergulhão de Clark ( Aechmophorus clarkii ) é um pássaro da família Podicipedidae que pertence ao gênero dos Aechmophorus.
Com 51–74 cm de comprimento do corpo, o mergulhão de Clark é significativamente maior do que um grande mergulhão com crista .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O mergulhador de Clark habita grandes partes do oeste da América do Norte, do sul do Canadá ao sul da Califórnia , Arizona e Colorado , onde é apenas disperso.
Características do mergulhão de clark
Com 51–74 cm de comprimento do corpo, o mergulhão de Clark é significativamente maior do que um grande mergulhão com crista . O peso está entre 550 e 1225 g.
Com seu bico longo, pescoço longo e coloração branco-preto a marrom-acinzentado escuro, ele se assemelha ao mergulhador de corrida intimamente relacionado.
Tal como acontece com este, nenhum capuz conspícuo é pronunciado. As duas espécies podem ser distinguidas pela cor amarelo-alaranjada mais brilhante do bico do mergulhador de Clark.
Além disso, a parte na frente do olho do mergulhador Clark é branca – uma característica que pode ser menos pronunciada no vestido liso.
Os flancos são mais claros do que o mergulhador de corrida, mas essa não é uma característica confiável da espécie. Os sexos são semelhantes; a fêmea é ligeiramente menor e de bico curto.
Em aves adultas em plumagem reprodutiva, a íris é vermelho-alaranjada e cercada por um anel orbital nu amarelo a laranja , do qual uma crista estreita se estende até a fenda do bico.
Habitat do mergulhador de Clark
O mergulhador de Clark se reproduz em vias navegáveis interiores e pântanos salobras, em lagos, bacias de retenção e lagoas.
Áreas maiores e de águas abertas são preferidas, cujas margens geralmente estão cobertas de juncos ou grama azeda. Em locais onde a espécie co-ocorre com o mergulhão, tende a usar águas intermediárias e áreas mais profundas.
Alimentação do mergulhador de Clark
Pouco se sabe sobre a dieta do mergulhador Clark. Provavelmente se assemelha ao do mergulhador e consiste principalmente de peixes
Reprodução do mergulhador Clark
A época de reprodução é entre maio e julho no norte; no México, às vezes se estende até outubro. Uma ninhada anual ocorre.
A espécie se reproduz em colônias comuns com o mergulhão, muitas vezes compostas por centenas ou milhares de ninhos. Ocasionalmente, no entanto, pares reprodutores únicos também podem ser encontrados.
O ninho é uma plataforma estável de matéria vegetal que pode ser construída flutuando ou no solo. A embreagem consiste em 3-4 ovos.
Um número de até sete provavelmente é uma ninhada de duas fêmeas em um ninho, o que não é incomum em colônias desse gênero. Os ovos são incubados por cerca de 23 dias, e os filhotes são cuidados pelos pais entre 63 e 77 dias.
Fotos do mergulhador Clark