Mergulhão-de-pescoço-ruivo: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Mergulhão-de-pescoço-ruivo (Podiceps grisegena) é uma ave aquática da família dos mergulhões . Distribuído no hemisfério norte.
A natureza da nutrição durante o período de nidificação varia dependendo da vizinhança de outra espécie intimamente relacionada de cogumelos venenosos – mergulhões : onde seus intervalos se cruzam, é baseado em invertebrados .
Por outro lado, onde o principal competidor comedor de peixe está ausente (e este é o noroeste da Europa e América do Norte ), a base da dieta é o peixe .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Na Rússia, o mergulhão-de-pescoço-ruivo é uma espécie rara de nidificação e, por isso, está listado nos Livros Vermelhos de vários assuntos da Federação, incluindo as regiões de Moscou e Leningrado .
Características do mergulhão-de-pescoço-ruivo
O mergulhão-de-pescoço-ruivo é comparável em tamanho a um pato de tamanho médio, como o wigeon ou pintail .
Este é um representante bastante grande da família dos mergulhões, um pouco inferior em tamanho na Eurásia ao grande mergulhão , na América do Norte ao mergulhão americano ocidental e ao mergulhão de Clark .
Em comparação com o mergulhão , o mergulhão-de-pescoço-ruivo tem um pescoço mais curto e maciço; um tufo curto e reto é frequentemente desenvolvido na parte de trás da cabeça, que é claramente visível quando o pássaro está fortemente excitado .
Um mergulhão adulto da subespécie nominativa atinge um comprimento de 40–50 cm , uma envergadura de 77–85 cm e uma massa de 692–925 g.
O bico é reto, longo, escuro com base amarela, mais opaco no inverno. O dimorfismo sexual na cor não é expresso, mas se manifesta em tamanho: os machos são um pouco maiores que as fêmeas.
Reprodução do mergulhão-de-pescoço-ruivo
A eclosão é assíncrona com o mesmo intervalo de postura dos ovos – isso leva a uma diferença notável no desenvolvimento dos filhotes da mesma ninhada .
Filhotes do tipo ninhada , quando nascem, sobem imediatamente nas costas dos pais ou se escondem sob as asas, e passam a maior parte do tempo lá nos primeiros 10 a 17 dias, não deixando os pais mesmo durante o mergulho.
Ambas as aves do casal alimentam a prole, passando comida de bico em bico. Gradualmente, a atitude dos pais em relação aos filhotes mais velhos e maiores torna-se cada vez mais agressiva, o que, por um lado
Equilibra a competição alimentar entre filhotes de diferentes idades e, por outro, os leva a uma maior independência. Durante a primeira semana, a ninhada fica perto do ninho dentro da área de alimentação e depois vagueia pelo reservatório .
Habitat do mergulhão-de-pescoço-ruivo
O mergulhão-de-pescoço-ruivo no período de nidificação leva um estilo de vida secreto – por isso, os reservatórios que habita costumam ter uma abundante vegetação de superfície na forma de juncos , juncos , taboas e outras plantas, além de margens sombreadas cobertas de florestas .
No verão, instala-se em reservatórios de água doce estagnados ou com fluxo fraco – lagos de tamanho médio, lagoas, pântanos , remansos tranquilos de grandes rios, onde a área geralmente não ultrapassa 3 hectares (0,03 km²) e a profundidade da água é de 2 m .
Aves da subespécie nominativa geralmente se mantêm na sombra de caniçais esparsos e relutantemente nadam para áreas abertas, sua presença muitas vezes pode ser reconhecida apenas pela voz .
Alimentação do mergulhão-de-pescoço-ruivo
A dieta é composta por invertebrados , incluindo adultos e larvas de insetos aquáticos ( besouros e percevejos aquáticos , larvas de libélulas , caddisflies e mosquitos sino ), anfípodes , moluscos , aranhas .
Canto do mergulhão-de-pescoço-ruivo
Durante a época de acasalamento, este é um dos mergulhões mais barulhentos, mas no resto do ano é tão silencioso quanto os outros membros da família.
Um pássaro atual emite um trinado alto e vibrante, no qual, segundo o ornitólogo russo Vadim Ryabitsev, pode-se ouvir simultaneamente o relincho de um cavalo, o grunhido e o guincho de um leitão.
Uma vocalização semelhante foi observada no pastor de água , mas é longa nele e intermitente no mergulhão de bochechas cinzas.