O mergulhão-do-alaotra (Tachybaptus rufolavatus) é uma espécie de ave que pertence a família Podicipedidae, conhecido popularmente de grebe-do-alaotra, mergulhão pequeno de Delacour ou mergulhão enferrujado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O mergulhão-do-alaotra foi uma ave endêmica dos lagos de Madagáscar que foi anunciada em 2010 como extinta pela União Internacional para Conservação da Natureza.
Além disso, esta espécie de mergulhão é extinto e era endêmico do Lago Alaotra e seus lagos circundantes em Madagascar.
Características do mergulhão-do-alaotra
O mergulhão-do-alaotra é uma ave que tinha cerca de 25 cm de comprimento, e a sua capacidade de voar longas distâncias era restrita por causa de suas asas pequenas.
Além disso, não exibia dimorfismo sexual acentuado, embora os machos fossem ligeiramente maiores que as fêmeas.
Reprodução do mergulhão-do-alaotra
O namoro e o acasalamento ocorreram em dezembro e suspeita-se que a maior parte da atividade reprodutiva tenha ocorrido entre janeiro e março.
Alimentação
O mergulhão-do-alaotra se alimentava principalmente de peixes e insetos.
Habitat
Esta espécie de mergulhão habita nos lagos onde a pesca predatória com uso de redes de náilon e a competição com outras espécies de aves.
Fotos do mergulhão-do-alaotra
Extinção do mergulhão-do-alaotra
Esta espécie de mergulhão diminuiu no século 20, e a pesca predatória com redes de náilon e a competição com elas acelerou o processo de extinção com o aparecimento dos peixes predadores Micropterus e Ophiocephalus nos lagos onde viviam.
Outro fator é o desmatamento, que levou ao assoreamento dos lagos e à deterioração da qualidade da água devido à erosão do solo e a práticas agrícolas prejudiciais.