Mergulhão-pequeno ( Tachybaptus dominicus) é uma espécie de pato da família Podicipedidae, também conhecido como mergulhão-pompom.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie ocorre do sudoeste dos Estados Unidos e México ao Chile e Argentina, sendo também encontrado em Trinidad e Tobago, Bahamas e Grandes Antilhas.
Subespécies
O mergulhão-pequeno apresenta as seguintes subespécies:
– Tachybaptus dominicus dominicus: Ilha Cozumel, Bahamas, Grande Antilhas e Ilhas Virgens;
– Tachybaptus dominicus bangsi: Oeste do México (Baja California e sul do Sonora);
– Tachybaptus dominicus brachypterus: Sul do Texas, Mexico e Panamá;
– Tachybaptus dominicus brachyrhynchus: Do norte da América do Sul, até sul do Brasil e norte da Argentina;
– Tachybaptus dominicus eisenmanni: Costa do Equador; populações do noroeste do Peru presumívelmente também desta subespécie.
Características do mergulhão-pequeno
O mergulhão-pequeno varia em comprimento de 21 a 27 centímetros, dependendo da subespécie) e em peso de 112 a 180 gramas.
O peso varia por região e subespécie, sendo menor no Panamá, onde os machos pesam em média 129 gramas contra 116 gramas para as fêmeas, e mais alto nas Índias Ocidentais, onde os sexos pesam em média 161 e 133 gramas, respectivamente.
No Texas, o tamanho varia de 139 a 122 gramas, mesmo nas subespécies maiores, o mergulhador ainda é menor e mais leve do que todas as outras espécies de mergulhadores.
Como todos os mergulhadores, as pernas ficam bem atrás do corpo e ele não consegue correr bem, embora seja um excelente nadador e mergulhador.
Pequeno e rechonchudo, com um bico bastante curto e pontiagudo e olhos amarelos brilhantes, geralmente parece bastante escuro.
Reprodução do mergulhão-pequeno
Durante a época de reprodução, forma um volumoso ninho flutuante do qual sai apenas uma parte, estando todo o material molhado, seus ovos são pequenos, alongados e brancos, tornando-se manchados ou completamente marrons pelo contato com restos vegetais úmidos.
Tem um período de incubação de 21 dias, os pares se revezam cuidando e alimentando seus filhotes.
Alimentação
O mergulhão-pequeno se alimenta de peixes pequenos, alevinos, anfíbios, girinos e invertebrados diversos.
Esta espécie apanha o alimento geralmente sob a água em mergulhos que podem durar até 15 segundos, e come também algas e outras matérias vegetais.
Hábitat
O mergulhão-pequeno vive em qualquer massa d’água, até em poços artificiais bem pequenos, contanto que não estejam cobertos por plantas aquáticas, e aterros alagados na beira de estradas.
Canto do mergulhão-pequeno
O canto do mergulhão-pequeno é agudo tirri, kirr-kirr, os gritos guturais que podem lembrar a voz do macaco-prego; violenta sequência monótona que soa como um açoitar (canto), podendo ser prolongada, há duetos do casal e os filhotes são barulhentos emitindo bibibi….
Fotos do mergulhão-pequeno
Distribuição geográfica
O mergulhão-pequeno é encontrado do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina e em todo o Brasil.