Metalura-de-perijá: características, habitat, distribuição e estado de conservação
O metalura-de-perijá (Metallura iracunda) é uma espécie de beija flor da família Trochilidae, conhecido também como metaluro-do-perijá.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é endêmica da florestas tropicais de grandes altitudes das montanhas Perijá, na Colômbia e na Venezuela e esta sendo ameaçada de extinção.
Características do metalura-de-perijá
O metalura-de-perijá é uma ave que mede 10 a 11 cm de comprimento, tem um bico curto, reto e preto, as partes superiores do macho adulto são quase pretas com um toque de ouro; suas partes inferiores são verde-bronzeado escuro com reflexos dourados.
Além disso, ele tem um gorjal verde esmeralda e uma cauda vermelha rubi brilhante ligeiramente bifurcada, a fêmea adulta também é quase preta na parte superior.
Com relação a garganta e a parte superior do peito são laranja-ocre com manchas verde-oliva e a parte inferior do peito e a barriga são amarelo-claro com manchas verdes.
Já as penas externas da cauda têm pontas amareladas, os juvenis são semelhantes às fêmeas adultas.
Habitat
O metalura-de-perijá habita as variadas paisagens dos diferentes picos da cordilheira, incluindo terreno aberto e arbustivo, floresta élfica cárstica, povoamentos de bambu, páramo gramado e áreas de afloramentos de arenito.
Estado de conservação
A IUCN originalmente classificou o metalura-de-perijá como quase ameaçada, em 2000 mudou a classificação para Vulnerável e desde 2004 está classificado como Em Perigo. Seu habitat especializado é muito restrito e em declínio e a perda e degradação do habitat quase certamente agora estão afetando o local conhecido.
Fotos do metalura-de-perijá
Distribuição geografica
O metalura-de-perijá é encontrado na Serranía del Perijá, que fica na fronteira entre o norte da Colômbia e o noroeste da Venezuela.