Milheirinha-europeia: características, reprodução, comportamento, alimentação e habitat
O milheirinha-europeia (Serinus serinus) é uma espécie de ave que pertence a família Fringillidae, conhecido também como chamariz, serrazina ou grasina.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O milheirinha-europeia é uma ave de pequeno porte com bico pequeno e atarracado e ambos os sexos são muito riscados e têm o uropígio amarelo.
Além disso, os machos têm as faces e o peito de tons amarelo-vivos, que são cinzento-acastanhados nas fêmeas.
Características do milheirinha-europeia
O milheirinha-europeia possui a plumagem malhada de castanho escuro e amarelo e no verão, o amarelo intensifica-se, e a cabeça fica quase completamente amarela.
Além disso, o juvenil não possui amarelo, apenas riscas de castanho e branco, e mede cerca de 11 a 12 cm de comprimento, e pesa de 8,5 a 14g.
O bico é curto e de cor clara, a cabeça é grande, o dorso, o manto e os flancos são listrados de escuro; o uropígio é amarelo vivo no macho e amarelo-esverdeado na fêmea, no macho a testa, os lados do pescoço, e o peito são amarelo-limão enquanto na fêmea são branco-amarelados.
Reprodução do milheirinha-europeia
A fêmea constrói seu ninho em um galho de conífera, árvore frutífera ou arbusto em forma de copinho com ervas secas, musgo, líquen, raízes forradas com penugem vegetal, penas e pelos.
A atitude consiste em 3 a 4 ovos esbranquiçados com manchas escuras, que são incubados pela fêmea por 12 a 13 dias, ambos os pais alimentam os filhotes, mas nos primeiros dias o macho alimenta a fêmea e os filhotes.
Os filhotes deixam o ninho após 15-18 dias e tornam-se independentes 9-10 dias depois.
Comportamento
E uma ave muito enérgica, é dócil, só na época de acasalamento se torna mais agressiva e territorial, os pássaros do sul são residentes.
O vôo é rápido e montanhoso, tem uma música repetitiva e arrastada, áspera e com um ritmo rápido que lembra vidro quebrando.
Alimentação
O milheirinha-europeia se alimenta de sementes e por vezes de invertebrados.
Habitat
Esta espécie é comum em parques, jardins, cidades, terrenos agrícolas e orlas florestais.
Canto do milheirinha-europeia
O canto do milheirinha-europeia é muito acelerado, sendo frequente cantar em voos circulares, com batimentos de asa em câmara lenta.
O milheirinha-europeia canta muitas vezes empoleirado em fios eléctricos, postes, antenas de televisão e topos de árvores.
Fotos do milheirinha-europeia
Distribuição geografica
O milheirinha-europeia pode ser encontrado por toda a Europa, chegando à Suécia e Inglaterra, a norte, à Ucrânia, Balcãs e Ásia Menor, a leste, e a Marrocos, a sul.
Por outro lado, na Península Ibérica é comum em todas as estações do ano, leste até ao Báltico, oeste da Rússia e Bielorrússia, para sul até às ilhas do Mediterrâneo, à Turquia (norte, oeste, e centro-sul), à Geórgia central, às Canárias, ao norte de África, ao Líbano e a Israel; passa o inverno no sul e sudoeste da Europa, no norte de África e no Iraque.