Mimão-de-cauda-longa (Mimus longicaudatus) é uma especie de ave da família dos Mimidae que pertence ao gênero dos Mimus.
A IUCN avaliou o mimão-de-cauda-longa como sendo de menor preocupação. As duas subespécies costeiras continentais são comuns, mas a sua distribuição é irregular devido ao habitat descontínuo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do mimão-de-cauda-longa
O mimão-de-cauda-longa tem 27 a 29,5 cm de comprimento e pesa 54 a 79 g, com uma média de 66,6 g. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.
Os adultos da subespécie nomeada têm um supercílio largo e branco e uma faixa preta no olho que toca uma mancha preta na bochecha branca.
A coroa e a parte superior são cinza acastanhadas com listras mais escuras. As asas e a cauda longa são em sua maioria marrom-escuras, com manchas brancas que aparecem visivelmente durante o vôo.
A garganta, a barriga e a área da cloaca são brancas e o peito e os flancos variam de amarelo a marrom opaco. Os juvenis são semelhantes aos adultos com a adição de estrias no peito.
Habitat do mimão-de-cauda-longa
É uma ave muito comum e fácil de observar na maior parte da sua área de distribuição. É encontrada em matagais secos e florestas , bem como em áreas agrícolas, no sudoeste do Equador e no oeste do Peru , embora se torne mais raro ao sul de Ica.
Sobe o vale do rio Marañón até 2.600 m de altitude 4 Sua presença no extremo norte do Chile deve ser apenas ocasional.
Também é possível encontrá-lo em jardins e parques, por vezes acompanhado pelo cowbird preto ( Molothrus bonariensis ), que parasita os seus ninhos.
Reprodução do mimão-de-cauda-longa
O mimão-de-cauda-longa nidifica do final de dezembro a julho no sudoeste do Equador, onde sua fenologia reprodutiva tem sido mais estudada. A espécie é territorial mas os filhotes da ninhada anterior ainda podem estar presentes.
Seu ninho é uma xícara áspera construída com galhos espinhosos e forrada com material vegetal e cabelo mais fino. Normalmente é colocado em um arbusto espinhoso ou cacto até 5 m (16 pés) acima do solo, mas geralmente mais baixo.
O tamanho da embreagem é três ou quatro; os ovos são esverdeados com manchas e manchas marrom-avermelhadas. Os ninhos são comumente parasitados por chupins brilhantes ( Molothrus bonariensis ).
Alimentação do mimão-de-cauda-longa
O mimão-de-cauda-longa de cauda longa se alimenta principalmente no solo e salta e desliza entre os locais de alimentação.
Canto do mimão-de-cauda-longa
O canto do mimão-de-cauda-longa é “uma série bastante lenta de notas assobiadas ricas e variáveis, roncos, chocalhos, guinchos e outros ruídos, muitas vezes com frases repetidas. Seus chamados são um gutural “garr!” e um rap “gaawrr”. Não é conhecido por imitar outras aves.