Mineirinho: característica, reprodução, alimentação, habitat e canto
Mineirinho (Charitospiza eucosma) é uma ave da família do Thraupidae do gênero dos Charitospiza também chamada de farelo de canela .
O mineirinho está listado como Quase Ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A conversão para a agricultura, como plantações de eucalipto , soja ou pastagens de gado, para produtos agrícolas exportáveis (favorecidos pelo governo), teve um impacto severo no cerrado , um dos habitats dessa espécie no Brasil.
Características do mineirinho
Mede em média 11,5 cm de comprimento. Apresenta dimorfismo sexual . O macho tem crista preta (quase sempre baixa), testa e área dos olhos contrastando com as laterais brancas do pescoço.
Suas partes superiores são cinza prateado, cobertas de asas brancas; garganta e centro do peito pretos; restante das partes inferiores bronzeadas; asas e cauda pretas, base da cauda branca (mais visível em voo).
A fêmea tem crista castanha, partes superiores marrons e bochechas, garganta e partes inferiores bronzeadas; faixa superior marrom claro .
Reprodução do mineirinho
O mineirinho constrói um ninho em forma de tigela aberta. A fêmea põe três ovos. Ambos os pais se revezam cuidando dos filhotes.
Alimentação do mineirinho
O mineirinho Alimenta-se de sementes de gramíneas, principalmente Poaceae.
Habitat do mineirinho
Distribui-se no centro-leste do Brasil do sudeste do Pará e centro-norte do Piauí , sul ao sudeste do Mato Grosso , noroeste de São Paulo e oeste de Minas Gerais ; recentemente encontrado no extremo nordeste da Bolíviae nordeste e norte da Argentina .
A presença na Argentina corresponde a registros únicos em Misiones em 1961 e, estranhamente, a um único coletado em Tucumán .
Esta espécie é considerada rara e local (ou talvez errática) em seus habitats naturais : campos com árvores e arbustos esparsos, no cerrado ou savana e na caatinga , abaixo de 1.200 m de altitude .
Pode envolver-se em migrações locais ou seminomadismo em resposta à sucessão de queimadas.
Canto do mineirinho
Geralmente é silencioso; o canto é assobiado, simples e muito agudo, tiuitiu…tiuti…tiutiu .