Mineiro barulhento: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Mineiro barulhento ( Manorina melanocephala ) é uma especie de ave da família dos Meliphagidae que pertence ao gênero mansão.
Mineiros barulhentos são gregários e territoriais ; forrageiam, banham-se, empoleiram-se, reproduzem-se e defendem o território comunitariamente, formando colónias que podem conter várias centenas de aves.
Cada ave tem um ‘espaço de atividade’, e aves com espaços de atividade sobrepostos formam associações chamadas ‘coteries’, que são as unidades mais estáveis dentro da colônia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do mineiro barulhento
O mineiro barulhento é um grande comedor de mel, com 24–28 centímetros de comprimento, com uma envergadura de 36–45 centímetros e pesando 70–80 gramas.
Aves machos, fêmeas e juvenis têm plumagem semelhante: cinza no dorso, cauda e peito, e branco por baixo, com recortes brancos na nuca e no pescoço traseiro e no peito; testa e tradições esbranquiçadas.
Uma faixa preta sobre a coroa , bico amarelo-alaranjado brilhante e uma mancha distinta de pele amarela atrás do olho; uma ponta branca proeminente na cauda; um estreito painel amarelo-oliva na asa dobrada; e pernas e pés amarelo-alaranjados.
Um juvenil pode ser distinguido pela plumagem mais macia, um tom acastanhado no preto da cabeça e no cinza do dorso, e uma mancha amarela acinzentada mais opaca atrás do olho.
O mineiro barulhento é semelhante em aparência ao mineiro de garganta amarela e ao mineiro de orelhas pretas; tem uma testa branca opaca e uma coroa preta, enquanto os outros
Habitat do mineiro barulhento
O mineiro barulhento vive principalmente em florestas de eucalipto secas e abertas, sem vegetação rasteira .
É frequentemente encontrado em florestas esclerófilas, incluindo aquelas em dunas costeiras ou afloramentos graníticos; nas florestas de eucalipto nas encostas da Cordilheira australiana; em florestas dominadas por mulga, gridgee, brigalow ou eremophile; em pântanos que margeiam várzeas e em áreas dominadas por espécies exóticas como freixo e salgueiro.
Também habita florestas onde a vegetação rasteira foi removida, como em áreas recentemente queimadas, áreas de pastagem ou em parques urbanos com jardins e grama, mas sem arbustos.
Reprodução do mineiro barulhento
O mineiro barulhento não usa uma exibição de namoro estereotipada ; as exibições podem envolver ‘dirigir’, onde o macho pula ou voa para a fêmea de 1 a 2 metros de distância e, se ela se afastar, ele a persegue agressivamente.
O ruidoso mineiro se reproduz o ano todo, com maior atividade de julho a novembro, embora o período de pico esteja sujeito a variações sazonais, com picos acentuados na atividade de postura quando as condições são particularmente favoráveis para a criação dos filhotes.
A ninhada consiste de dois a quatro ovos. A incubação é feita apenas pela fêmea, e o período de incubação é de cerca de dezesseis dias.
A eclosão é assíncrona, com até seis dias sendo registrados entre a eclosão do primeiro e do último pintinhos em uma ninhada. Os filhotes ficam nus na eclosão e desenvolvem uma cobertura de penugemdentro de dois a três dias.
Alimentação do mineiro barulhento
O mineiro barulhento come principalmente néctar , frutas e insetos , e ocasionalmente se alimenta de pequenos répteis ou anfíbios . É arborícola e terrestre, alimentando-se na copa das árvores, nos troncos e galhos e no solo.
Canto do mineiro barulhento
Como o próprio nome sugere, o mineiro barulhento é um pássaro canoro. Antigamente chamado de abelharuco-de-cera, possui um vasto repertório de cantos, chamados e gritos de alarme.
A maioria é poderosa e penetrante e consiste em notas ásperas únicas. Para afastar intrusos de seu território ou quando predadores são avistados, ele utiliza um alarme composto por uma série de notas rápidas cuja ampla faixa de frequência indica níveis de intensidade.
Outra chamada de alarme é usada principalmente para predadores voadores, como o falcão marrom ou outras aves de grande porte, como o cassican rio e o Grande Despertador e é composto por uma série de notas agudas sibilantes.