Mineiro-de-bico-fino ( Geositta tenuirostris ) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero dos Geosita.
A IUCN avaliou o mineiro de bico fino como sendo de menor preocupação. Tem uma grande extensão e, embora o tamanho da sua população não seja conhecido, acredita-se que seja estável.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do mineiro-de-bico-fino
O mineiro-de-bico-fino é um grande membro de seu gênero. Tem 16 a 18 cm de comprimento e pesa 32 a 38 g. Os sexos são iguais.
A subespécie indicada tem um rosto acastanhado amarelo-claro com um supercílio esbranquiçado , uma faixa acastanhada escura atrás do olho e um “bigode” vago e mais escuro.
Tem uma coroa marrom opaca com estrias onduladas, parte superior marrom acinzentada opaca e garupa e coberturas supracaudais ligeiramente mais claras . O par central de penas da cauda é marrom fosco com pontas mais escuras.
O resto progride para fora com cada vez menos escuro nas extremidades e mais rufescentena base até os dois pares mais externos, ruivos com um pouco de canela clara. Coberturas de asas marrom-escuras com pontas amareladas escuras formam barras de asas distintas.
Habitat do mineiro-de-bico-fino
A mineiro-de-bico-fino é de longe a mais amplamente distribuída das duas. É encontrada em ambas as encostas dos Andes do Peru, quase desde a fronteira com o Equador ao sul, através dos Andes da Bolívia, até o noroeste da Argentina, até a província de Tucumán .
Mineiro-de-bico-fino é encontrado disjuntamente na província central de Cotopaxi , no Equador . A espécie habita capim e cerrados de puna, pastagens e terras cultivadas; muitas vezes é encontrado perto da água. Em altitude varia entre 2.500 e 4.600 m.
Reprodução do mineiro-de-bico-fino
O mineiro-de-bico-fino procria durante o verão austral . Os machos realizam um voo de exibição. A espécie nidifica em túneis; acredita-se que um deles tenha sido escavado em um banco por uma trepadeira Upucerthia.
Um ninho de grama seca estava em uma câmara ampla no final. O tamanho da ninhada é de dois ovos.
Alimentação do mineiro-de-bico-fino
O mineiro-de-bico-fino forrageia no solo, respigando, sondando e escavando em busca de invertebrados. Sua dieta inclui besouros, borboletas e larvas de mariposas, aranhas e colêmbolos .
Canto do mineiro-de-bico-fino
A canção de voo do mineiro-de-bico-fino é “uma série repetitiva de notas ‘jit’ ou ‘keek'”. Seus chamados foram descritos como “keeeeek”, “week, week”, “chwea” e um nasal “kyeenh”.