A mobelha-pequena (Gavia stellata) é uma espécie de peixe que pertence a família Gaviidae, esta é a mais pequena das mobelhas europeias conhecido como mergulhão-de-garganta-vermelha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a mobelha-pequena está bem adaptado ao ambiente aquático e seus ossos densos ajudam a submergir, suas pernas em sua posição recuada, e fornecem excelente propulsão e seu corpo é longo e aerodinâmico.
Características da mobelha-pequena
A mobelha-pequena é a menor e mais leve das espécies de mergulhão do mundo, o corpo comprido e pescoço curto, com as pernas bem para trás em seu corpo.
Além disso, os sexos são semelhantes na aparência, embora os machos tendam a ser ligeiramente maiores e mais pesados do que as fêmeas.
Na plumagem reprodutiva, o adulto tem cabeça e pescoço cinza escuro (com estreitas listras pretas e brancas na parte de trás do pescoço), uma mancha vermelha triangular na garganta, partes inferiores brancas e um manto marrom-acinzentado escuro.
Sua íris é de cor vermelho-carmim a bordô, suas pernas são pretas na metade externa e pálidas na metade interna, e as membranas de seus pés são marrom-rosadas, com margens mais escuras.
Reprodução da mobelha-pequena
A mobelha-pequena põe dois ovos e eles são incubados por 24 a 29 dias, principalmente pela fêmea, os ovos, que são esverdeados ou marrom-oliva manchados de preto, medem 75 mm × 46 mm.
Além disso, a incubação é iniciada assim que o primeiro ovo é posto, então eles eclodem de forma assíncrona.
Se uma ninhada é perdida antes da eclosão dos filhotes, o mergulhão-de-garganta-vermelha geralmente põe uma segunda ninhada, geralmente em um novo ninho.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de peixes, moluscos, crustáceos, sapos, invertebrados aquáticos, insetos, ovas de peixes ou mesmo material vegetal.
Canto da mobelha-pequena
O canto da mobelha-pequena tem várias vocalizações, que são usadas em diferentes circunstâncias.
Em vôo, ele emite uma série de cacarejos rápidos, porém rítmicos, semelhantes aos de um ganso kaa-kaa-kaa ou kak-kak-kak , em aproximadamente cinco chamadas por segundo.
Seu chamado de alerta, se perturbado por humanos ou predadores terrestres, é um latido curto e coaxante.
Fotos da mobelha-pequena
Distribuição geografica
A mobelha-pequena pode ser encontrado na Escandinávia, pela Ásia, pela Islândia, pela Gronelândia e pela América do Norte. No Inverno, ele migra para as zonas costeiras das latitudes temperadas, ocorrendo então na Europa Central e ocidental.