Mocho de faces brancas ( Ptilopsis granti ) é uma espécie de coruja de tamanho médio da família das corujas Strigidae .
É nativa da metade sul da África . Anteriormente, era considerada uma subespécie da coruja de cara branca do norte ( P. leucopsis ), mas as duas agora são comumente tratadas como espécies separadas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do mocho de faces brancas
Atinge um comprimento de corpo de 24 a 28 centímetros, uma envergadura de 60 a 66 centímetros (comprimento de asa única cerca de 20 centímetros) e um peso de 190 a 275 gramas, os machos são geralmente um pouco menores e mais leves que as fêmeas.
A plumagem da mocho de faces brancas se assemelha muito à sua espécie irmã , a coruja-de-cara-branca-do-norte ( Ptilopsis leucotis ): a plumagem é geralmente cinza-acastanhada, o rosto cinza-claro a branco com uma borda preta visível.
Além disso os tufos das orelhas (que dá nome ao gênero) também são conspícuos e longos, na maior parte da plumagem da capa, as penas têm uma haste escura e estrias escuras na bandeira .
As penas da asa e da cauda são caracterizadas por um padrão de amplas faixas horizontais claras e escuras. Difere de suas espécies irmãs do norte principalmente acusticamente, devido ao seu chamado diferente.
Como a maioria das corujas, a coruja de cara branca do sul é noturna .
Habitat do mocho de faces brancas
Seu alcance se estende do Gabão ao Quênia no norte e no sul até o norte da Namíbia e África do Sul . Vive em cerrado e florestas secas . Geralmente vistos sozinhos ou em pares. Caça grandes invertebrados e alguns pequenos mamíferos , aves e répteis .
Geralmente nidifica no antigo ninho de outro pássaro. A postura é de dois ou três ovos que são incubados por cerca de 30 dias. Os pássaros jovens deixam o ninho cerca de um mês após a eclosão.
Reprodução do mocho de faces brancas
A mocho de faces brancas é estritamente monogâmica . A postura ocorre preferencialmente em julho e agosto.
A ninhada, constituída por dois a quatro ovos, é incubada numa cavidade de árvore ou em ninhos abandonados de pequenas aves de rapina durante cerca de 30 dias.
O animal macho também incuba às vezes nesta espécie de coruja. Nas primeiras semanas após a eclosão dos filhotes, eles são alimentados exclusivamente pelo macho.
Alimentação do mocho de faces brancas
Alimenta-se de grandes insetos e suas larvas , aranhas , escorpiões , pequenos répteis , aves e pequenos mamíferos .
Curiosidades
Durante o inverno, as mocho de faces brancas aumentam sua taxa metabólica de repouso em aproximadamente 45% para se ajustar às mudanças climáticas. Além disso, as corujas fazem isso para aumentar a tolerância ao frio, o que é incomum para essas criaturas.
Não só isso, mas a TMB ( Taxa Metabólica Basal ) da coruja é menor do que se espera de outras aves semelhantes a elas para ajudá-las quando há falta de comida. Isso é incomum, considerando a falta de comida e outros recursos de sobrevivência durante o inverno.