O moleiro-grande (Stercorarius skua) é uma ave marinha de grande porte, pertencente à família Stercorariidae, conhecido também como mandrião-grande.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é uma espécie migratória, que inverna no Oceano Atlântico, alcançando muitas vezes terras norte-americanas.
Como o resto de sua família, ele caça gaivotas e outras aves marinhas com o objetivo de roubar sua comida.
Características do moleiro-grande
O moleiro-grande mede cerca de 50-58 cm de comprimento e tem uma envergadura de asa de 125-140 cm, as fêmeas são ligeiramente mais pesadas que os machos, pesando cerca de 1,41 kg.
O adulto é de cor marrom-acinzentada, enquanto os juvenis são de coloração marrom mais clara, é uma ave bem adaptada ao voo, de cauda curta e robusta.
É fácil distinguir o grande moleiro das outras espécies de moleiros, nem que seja pelo seu tamanho e pelas penas brancas que tem debaixo das asas e peito grande.
Geralmente não há dificuldade em distinguir, ás vezes pode ser difícil distinguir esta espécie do moleiro do sul, uma espécie que também é grande.
Reprodução do moleiro-grande
O moleiro-grande costuma acasalar na Islândia, Noruega, Ilhas Faroé, na Irlanda e na Escócia e nas ilhas desta, o acasalamento ocorre em ilhas rochosas ou com charnecas.
Além disso, os ninhos são feitos de relva, a progenitora coloca dois ovos acastanhados, tal como outros moleiros, o moleiro-grande é uma ave bastante protetora, fazendo vôos rasantes para afugentar humanos ou predadores que se aproximem do ninho.
Alimentação
Esta espécie se alimenta principalmente peixes, pássaros, ovos , carniça, miudezas, roedores , coelhos e ocasionalmente bagas, eles são conhecidos por caçar cordeiros e até potros de pônei.
Também é comum atacar e até matar outras aves, esse comportamento é comum em espécies de moleiros. Uma técnica comum é agarrar as vítimas pela asa até que caiam no mar, onde a vítima é constantemente assediada pelo grande moleiro até que solte sua presa. O moleiro pode ser bastante agressivo e, portanto, tem pouco medo de outros predadores.
Habitat
O moleiro-grande habita em pântanos costeiros e ilhas rochosa