Moleiro-parasítico: características, reprodução, alimentação, comportamento e habitat
Moleiro-parasítico (Stercorarius parasiticus) é uma ave da familia Stercorariidae, conhecido também como moleiro-parasítico ou mandrião-parasítico.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Assim como outros moleiros, muitas vezes ataca outras aves marinhas para roubar sua comida.
O moleiro-parasítico pode ser encontrado na Escócia, Escandinávia e Islândia e invernos no Oceano Atlântico e em Portugal ocorre regularmente durante as migrações de outono e primavera.
Características do moleiro-parasítico
O moleiro-parasítico tem variações de cores de penas entre cinza e branco, mas não se sabe se essas cores lhe dão uma vantagem evolutiva, um adulto pode pesar cerca de 330–570 g ter uma envergadura de 110–125 cm e uma altura de 41–46 cm.
Além disso, a plumagem varia de completamente escura a clara com ventre branco e lados amarelados do pescoço e os imaturos variam em aparência e são geralmente tons quentes de marrom com listras nas asas marrom claro.
Ele normalmente tem uma raque de quatro a seis penas externas brancas, mais do que a toupeira de cauda longa, mas menos do que a toupeira ártica, o bico é relativamente longo e fino, todas as espécies de moleiros caçam outras aves para roubar sua comida.
Reprodução do moleiro-parasítico
Nas áreas costeiras do círculo Polar Ártico, onde os moleiros-parasíticos se reproduzem, eles param de roubar comida e também começam a caçar, alimentando-se de ovos, pássaros e pequenos mamíferos e peixes.
O moleiro parasita passa a maior parte de sua vida no mar, indo para a costa apenas durante a estação de reprodução do verão ártico, a progenitora pode colocar até 4 ovos pequenos.
Muitos moleiros juvenis não conseguem ver a costa por dois anos depois de deixarem seus ninhos até que se tornem adultos.
Comportamento
O moleiro-parasítico rouba a maior parte de sua comida de outras aves marinhas, como papagaios-do-mar, andorinhas-do-mar ou gaivotas.
Além disso, o moleiro atacará no meio do vôo e assediará o pássaro-alvo para que deixe cair a comida capturada, e o moleiro parasita pode então pegar/roubar o peixe e levá-lo para seu ninho, há situações em que o parasita do moleiro forma bandos com outras aves e persegue a vítima até que ela largue a presa.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de roedores, incestos, ovos, crias e pequenas aves na época de reprodução, mas a maior parte da sua dieta (especialmente no Inverno e na migração) é composta por alimentos que adquire roubando outras aves ( principalmente gaivotas e andorinhas ).