Monal-de-cauda-branca: características, habitat, reprodução e alimentação
Monal-de-cauda-branca (Lophophorus sclateri) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Lophophorus.
A extração madeireira e a caça excessiva são as maiores ameaças ao monal de cauda branca. É caçado por sua carne saborosa, e suas penas brancas de cauda são usadas para fazer leques e enfeites na Índia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do monal-de-cauda-branca
O monal-de-cauda-branca atinge 68 cm de comprimento e a parte inferior é verde-púrpura com iridescência. A parte de trás da cabeça é de cor cobre e a garganta é preto-púrpura.
No topo da cabeça há penas curtas e encaracoladas com um brilho azul esverdeado. O bico é branco-acinzentado. O dorso, cauda e parte inferior são brancos. As penas da cauda são brancas com uma fita castanha no meio.
A fêmea tem 63 cm de comprimento e não tem crista. O queixo e a garganta são brancos. As penas nas costas e nos ombros são marrons. A parte inferior é marrom clara com uma borda ondulada marrom-amarelada pálida.
O bico é amarelo claro. A cauda branca possui 6 ou 7 fitas marrons. A pele facial é azul em ambos os sexos, as patas são esverdeadas claras e a íris é marrom escura.
Habitat do monal-de-cauda-branca
O monal-de-cauda-branca habita florestas de coníferas com sub-bosque de bambu , zonas subalpinas com vegetação de rododendros , áreas com florestas de azaléia , cotoneasters , zimbro e pastagens abertas , e encostas íngremes rochosas.
No verão está em altitudes de 3.000 a 4.200 m acima do nível do mar. M. pode ser encontrado, no inverno desce até 2.000 m.
Distribuição geográfica
O monal-de-cauda-branca é encontrado desde Arunachal Pradesh, na Índia , a leste, passando pelo norte de Mianmar , até o sudeste do Tibete e oeste de Yunnan, na China .
Reprodução do monal-de-cauda-branca
Pouco se sabe sobre seu comportamento reprodutivo. Embreagens foram encontradas em abril, maio e junho. A fêmea geralmente põe entre três e cinco ovos. Não se sabe se o macho participa da defesa do ninho, mas é provável.
Alimentação do monal-de-cauda-branca
A dieta do monal-de-cauda-branca, como a de outros membros do gênero Lophophorus , provavelmente consiste principalmente de tubérculos , raízes, bulbos , artrópodes , roedores , sementes e flores.
Estado de conservação
Devido à perda contínua de habitat , ao pequeno tamanho da população, ao alcance limitado e à caça excessiva em algumas áreas para obter alimento e suas penas, o monal de Sclater é avaliado como Vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Está listado no Apêndice I da CITES .