Moucho: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Moucho (Athene noctua) é uma pequena espécie de coruja de cauda curta na família das corujas Strigidae do gênero Atena .
O alcance da pequena coruja se estende pela Eurásia e Norte da África. É um habitante distinto das estepes arbóreas com vegetação rala ou rasteira e prefere caçar no chão.
Costuma ocupar um território uma vez escolhido por vários anos e às vezes até por toda a vida.A corujinha já era considerada uma ave da sabedoria na Grécia antiga e era símbolo da deusa Atena .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Isso também é indicado pelo nome científico, que traduzido significa “Atena noturna”. Portanto, a expressão transportando corujas para Atenas refere-se à pequena coruja ou sua representação em antigas moedas dracmas .
Nos países de língua alemã, o nome “Steinkauz” é uma indicação de que esta espécie de coruja se reproduz não apenas em cavidades de árvores, mas também em celeiros, capelas e adegas de pedra. Na Europa Central, a população de corujas vem diminuindo drasticamente há várias décadas.
Características do moucho
A moucho atinge uma altura de 21 a 23 centímetros. A envergadura varia entre 53 e 58 centímetros. O tamanho corresponde ao de um sabiá , mas a pequena coruja parece maior do que isso devido à sua plumagem solta e cabeça larga e arredondada.
Faltam orelhas de penas e a moucho parece ter a cabeça chata devido à testa baixa.Não há dimorfismo sexual conspícuo . O peso dos machos varia entre 160 e 240, o das fêmeas entre 170 e 250 gramas. As aves adultas atingem seu peso máximo em dezembro e janeiro.
Os meses de junho e julho são os mais leves. O véu facial é apenas fracamente pronunciado na coruja e é limitado no topo por listras esbranquiçadas sobre os olhos. Os olhos são amarelo-limão a amarelo-enxofre.
O lado superior marrom-sépia escuro do corpo tem manchas e barras transversais esbranquiçadas, amarelo-creme ou esbranquiçadas, com as manchas no crânio sendo particularmente densas, pequenas e listradas e maiores e mais arredondadas no frente atrás.
Reprodução do moucho
O início da postura depende da oferta de alimentos e do clima. Na Europa Central e Ocidental, geralmente cai na última década de abril. A ninhada geralmente consiste de três a cinco ovos.
O intervalo de postura entre os ovos individuais é geralmente de dois dias. Os ovos são de um branco puro e opacos a moderadamente brilhantes. Pesam cerca de 14 a 15 gramas, têm 3,3 a 4,0 centímetros de comprimento e 2,7 a 3,1 centímetros de largura.
Moucho geralmente criam apenas uma ninhada por ano. Se a ninhada for perdida precocemente, pode ocorrer a substituição de ninhadas.
As fêmeas ocasionalmente começam a incubar assim que o primeiro ovo é posto. Algumas fêmeas só começam a incubar após a postura do penúltimo ou último ovo. A incubação geralmente dura entre 22 e 30 dias.
Habitat do moucho
O moucho prefere terrenos abertos e ricamente estruturados como habitat com uma ampla variedade de cavernas de reprodução, esconderijos e poleiros diurnos e vegetação baixa e curta durante todo o ano.
Esses requisitos de habitat são atendidos por uma variedade de paisagens naturais e artificiais.
Os principais habitats da pequena coruja são as zonas de estepe euro-siberianas, semi-desertos subtropicais, desertos como os extensos desertos de areia da Mongólia Saxaul e as regiões áridas temperadas da Ásia.
Os habitats secundários do mocho-pequeno incluem, sobretudo, as extensas paisagens cársticas e maquis da região mediterrânica, caracterizadas por uma criação de gado semi-nómada que se pratica há séculos.
Alimentação do moucho
A dieta do do moucho é muito ampla, variando de besouros , minhocas e grilos a camundongos , pequenos pássaros, anfíbios e répteis .
Canto do moucho
As moucho possuem um repertório de sons muito extenso, que vai desde latidos, roncos, miados até sons sonoros suaves.
A canção do macho consiste em chamadas nasais, escuras e crescentes de guhg , guuig ou gwuäig , cada uma durando menos de um segundo e terminando abruptamente com um penetrante miju ou miado .
Os machos repetem essas chamadas, que os humanos podem ouvir até 600 metros de distância, de 12 a 20 vezes por minuto.
O repertório vocal também inclui sílabas longas muito esticadas com um glissando fluting, que pode ser parafraseado como gluui ou goojahüi onomatopeico .
Especialmente os machos não acasalados também cantam durante o dia. Uma música semelhante pode ocasionalmente ser ouvida de mulheres.