Moustached turca (Pteroptochos megapodius) é uma especie de ave da família dos Rhinocryptidae que pertence ao gênero dos Pteroptochos.
Os nomes comuns desta espécie incluem “Turco” ou “Turca”. É uma ave terrestre que constrói seu ninho em encostas íngremes e voa por curtas distâncias. Não está ameaçado, mas infelizmente é uma espécie de ave pouco estudada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do moustached turca
O moustached turca é uma ave atarracada, com aproximadamente 22,5 cm de comprimento e uma massa entre 95–125 gramas. Possui bico pesado , cauda empinada e pés desproporcionalmente grandes, daí seu nome.
A plumagem adulta é principalmente marrom canela com faixas brancas no peito, barriga e abrigos infracaudais. O topo da cabeça pode parecer marrom-acinzentado. Eles têm uma listra escura nos olhos, sobrancelha branca e uma larga faixa branca nas laterais da garganta.
O bico e as pernas são pretos nos adultos. No geral, os juvenis se assemelham aos adultos, com as diferenças sendo que os juvenis têm a garupa sem barras e barras mais desmaiadas nos flancos.
A plumagem das fêmeas e dos machos é semelhante, mas em termos de tamanho a fêmea geralmente é menor.
Habitat do moustached turca
Ambos habitam encostas rochosas com arbustos, desde o nível do mar até as colinas do início da Cordilheira dos Andes , até 3700 m acima do nível do mar.
Distribuição do moustached turca
Endêmico do Chile. A subespécie nomeada encontra-se na zona central, desde o norte da região de Biobío até a região de Coquimbo . A subespécie Atacamae é encontrada na Região do Atacama .
Reprodução do moustached turca
Eles iniciarão o processo de nidificação em julho e os filhotes eclodirão entre agosto e dezembro. Observou-se que adultos iniciam seus ninhos no final de julho.
Algumas observações foram feitas de adultos carregando comida no ninho até janeiro, sugerindo que a criação de pássaros jovens ainda ocorre nessa época.
O moustached turca cria túneis entre 0,4–2,2 metros de profundidade em um banco de terra em encostas rochosas íngremes. Nenhuma vegetação protege a entrada mas devido ao declive acentuado, presume-se que esteja bem protegida de predadores.
No final desta toca há uma cavidade de aproximadamente 25 centímetros de largura onde se encontra o ninho.
Alimentação do moustached turca
O moustached turca se alimenta principalmente de invertebrados como insetos e minhocas. Eles também podem se alimentar de sementes e frutas, deslocando pedras e forrageando perto de plantas.
Canto do moustached turca
O repertório da turca bigoduda é extenso. Até hoje, foram identificadas seis vocalizações, a canção, o chamado borbulhante, o guerk, o guk e o gweek. Sua música é uma série de notas baixas e estridentes que duram de 5 a 10 segundos.
O moustached turca vocaliza principalmente durante a manhã e ao entardecer, porém cantos e chamados também podem ser ouvidos ao longo do dia.
Normalmente, ele vocaliza seu canto e chamado borbulhante quando empoleirado em rocha exposta, como no topo de uma pedra alta, de modo a fazer sua voz ressoar e ser ouvida de uma distância maior.
Embora outras espécies da família Rhinocryptidae tenham vocalizações específicas do sexo, ainda não se sabe se isso se aplica à turca de bigode. Além disso, ainda não está claro se as vocalizações têm funções diferentes.