Mutum-cavalo ( Mitu tuberosum ) é uma espécie de ave Galiformes da família Cracidae que pertence ao gênero Mitu.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A IUCN avaliou o mutum-de-bico-navalha como sendo de menor preocupação. Tem um alcance muito grande.
Características do mutum-cavalo
O mutum-cavalo tem 83 a 89 cm de comprimento e os machos pesam cerca de 3.860 g. Sua plumagem é principalmente preta com um forte brilho azul arroxeado.
O ventre inferior e as coberturas infracaudais são castanhos e as pontas das penas da cauda brancas. Tem uma crista alta e irregular.
Seu grande bico vermelho brilhante é comprimido lateralmente, o que dá à espécie seu nome comum.
Habitat do mutum-cavalo
Habita florestas perenes de várzea , principalmente terra firme , mas também matas de galeria e várzea e ao longo das margens de lagos e riachos. Em elevação, varia do nível do mar até 1.350 m, embora possa exceder apenas localmente 1.000 m.
Distribuição geográfica
O mutum-cavalo é encontrado em grande parte da Amazônia , principalmente ao sul do rio Amazonas, no leste do Peru, norte da Bolívia e norte do Brasil até a costa atlântica.
É encontrado ao norte da Amazônia, no sudeste da Colômbia, no extremo nordeste do Peru e no Brasil até o Rio Negro .
Reprodução do mutum-cavalo
O mutum-cavalo é ocasionalmente polígino e pode sê-lo regularmente. Pelo menos no norte do Peru, sua época de nidificação vai de novembro a fevereiro.
Um ninho foi descrito como “uma xícara redonda perfeita” de galhos, cipós e folhas. O tamanho da ninhada é de dois ou três ovos.
Alimentação do mutum-cavalo
O mutum-cavalo normalmente forrageia sozinho ou em pares no chão da floresta. Sua dieta é composta principalmente por frutas caídas e também inclui folhas, insetos, fungos e pequenos vertebrados.
Canto do mutum-cavalo
A canção do mutum-cavalo é ” “uma série de notas profundas e estrondosas, as 3 primeiras subindo, as 2 últimas até mesmo em um tom ligeiramente mais alto: BMMM mmMMM… mmMMM’BMMM-BMMM , às vezes seguidas após uma pausa por sustenido BMM! .”
É cantado de um poleiro a qualquer hora do dia, mas com mais frequência antes e ao amanhecer e durante a época de reprodução. Suas chamadas incluem “assobios crescentes e notas estalando” e “chamadas suaves de pweet”.