Mutum-cornudo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Mutum-cornudo ( Oreophasis derbianus ) é uma grande ave galinácea da família Hokko, é classificado no gênero monotípico Oreophasis.
É encontrado no México e na Guatemala. A espécie recebeu o nome de Edward Smith Stanley, 13º Conde de Derby , que primeiro manteve essas aves em seu zoológico em Knowsley Hall.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Devido à destruição contínua do habitat, uma pequena população , um alcance limitado e predação em algumas regiões, o jacu-pintado é classificado como “ameaçado” pela IUCN .
Características do mutum-cornudo
O mutum-cornudo atinge um tamanho de cerca de 85 cm. A parte superior é preta brilhante. As patas são vermelhas, a íris é branca e o bico é amarelo.
O chifre vermelho no topo da cabeça é característico. O peito e a parte superior do abdômen são brancos, e suas longas penas da cauda são pretas com uma faixa branca perto da base.
Ambos os sexos parecem iguais. Os juvenis são mais pálidos com um chifre menor. Sua cauda e asas são marrons.
Habitat do mutum-cornudo
Eles geralmente preferem matagais perenes dominados por carvalhos, styrax americano e chlorantaceae. Costumam viver no mato , onde a vegetação é particularmente luxuriante e com abundância de fetos, epífitas, musgos e trepadeiras.
Às vezes, as árvores de folha caduca que prefere são acompanhadas por pinheiros e ciprestes , mas a espécie nunca se aventura em encostas ligeiramente mais secas .
Reprodução do mutum-cornudo
O ninho do mutum-cornudo é geralmente encontrado em um nível muito alto, entre os ramos de um lírio do vale ( Clethra ) ou liquidambar , arbustos de tamanho bastante respeitável.
Situa-se entre os 16 e os 25 metros acima do solo, não muito longe de um pequeno ribeiro. Os testemunhos sobre a descoberta de ninhos localizados no solo são extremamente duvidosos.
A estrutura é geralmente mal conservada e os materiais que a constituem têm um aspecto bastante rudimentar, o que não permite que o ninho atinja dimensões respeitáveis.
Os ovos , brancos e em número de dois por ninhada, que medem 85 por 60 mm, são incubados durante 39-45 dias principalmente pela fêmea sozinha, tendo em conta os hábitos polígamos do macho, que garante uma presença de apenas 30-146 minutos por dia para cada um de seus ninhos.
Ao nascer, os filhotes são cobertos de penugem marrom-acinzentada nas partes superiores, com uma faixa na cabeça e partes inferiores mais claras.
Alimentação do mutum-cornudo
Mutum-cornudo consomem principalmente frutas e folhas verdes . Durante alguns estudos realizados recentemente em Chiapas , constatou-se que no cardápio desses animais aparecem os frutos de 40 espécies pertencentes
Canto do mutum-cornudo
Entre os adultos, o dimorfismo sexual é muito mais evidente do ponto de vista do repertório vocal. O macho tem pelo menos cinco tipos diferentes de chamado, enquanto as fêmeas são capazes de emitir sete ou oito que, em comparação com os de seus parceiros , são mais guturais e audíveis a uma distância maior.
A vocalização principal do macho é uma espécie de fole profundo e delicado muito semelhante ao do hocco de capacete ( Pauxi pauxi ).
É composto por sete notas, uma nota bem curta seguida de seis zumbidos mais longos , e pode ser transcrita da seguinte forma: hum, hum, hummm, hum, hummm, hum, hummmmm . É repetido três vezes por minuto por uma duração total de uma hora.
O segundo canto consiste em um bater de bico que pode ser confundido com o do tucano sulfuroso ( Ramphastos sulfuratus ). É imediatamente seguido por um ahwoo-ah , que é o terceiro tipo de chamada. Os dois últimos tipos são rrrs ou gut gats com os quais se parecemespirros humanos .