O mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) é uma ave da família Cracidae que pode encontrada no norte da Mata Atlântica brasileira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O mutum-de-alagoas esta atualmente extinta na natureza devido à destruição de seu habitat para o plantio de cana-de-açúcar e pela caça desregrada, no Nordeste brasileiro, daí a sua denominação.
Características do mutum-de-alagoas
O mutum-de-alagoas é uma ave que mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa entre 2,75 a 3,0 quilogramas.
As penas que cobrem seu corpo são pretas brilhantes com uma tonalidade azul-púrpura, também têm um grande bico vermelho brilhante, achatado nas laterais, com uma ponta branca.
A mesma coloração vermelha é encontrada em suas pernas e pés, as pontas das penas da cauda são marrom claro, com penas marrons sob a cauda.
Ele tem uma mancha cinza única em forma de crescente de pele nua cobrindo suas orelhas, uma característica não encontrada em outros mutuns.
A coloração característica distingue M. mitu como uma espécie separada que difere de outras espécies de mutum, o dimorfismo sexual não é pronunciado as fêmeas tendem a ser mais leves e ligeiramente menores.
Reprodução do mutum-de-alagoas
Em 1978, um ninho foi encontrado em uma árvore de nível médio, obscurecido pela folhagem, em cativeiro, a manutenção é geralmente de 2 ovos e a fêmea começa a botar ovos a partir dos 3 anos de idade.
Alimentação
O mutum-de-alagoas se alimenta de frutos, caídos no solo, sob as fruteiras e milho.
Habitat
O mutum-de-alagoas habita na Mata Atlântica densa, onde vivia no chão.