Mutum-de-bico-amarelo ( Crax daubentoni ) é uma espécie de ave da família Cracidae que pertence ao gênero Crax.
Como a maioria dos outros galiformes do gênero Crax, a mutum-de-bico-amarelo busca comida principalmente no solo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Realizam a maior parte de suas atividades no solo, mas isso não os impede de se refugiarem nas árvores quando se sentem ameaçados.
Características do mutum-de-bico-amarelo
O mutum-de-bico-amarelo tem 84 a 92,5 cm de comprimento. Os machos geralmente pesam entre 2.925 e 3.200 g, mas um pesava apenas 1.625 g. Uma fêmea pesava 2.325 g.
O macho é o único mutum com cera amarela nodosa e barbela . Os machos e as fêmeas são em sua maioria pretos com a parte inferior da barriga branca, a área da cloaca e as pontas das penas da cauda.
As fêmeas têm uma cerejeira preta e uma barra pálida no peito e na parte inferior da barriga.
Habitat do mutum-de-bico-amarelo
Habita principalmente matas de galeria e arbustos altos nos llanos. Também ocorre em vales e ravinas no sopé das colinas próximas.
Em altitude varia entre 500 e 1.500 m na Colômbia e 100 e 800 m na Venezuela.
Reprodução do mutum-de-bico-amarelo
O mutum-de-bico-amarelo põe ovos durante maio e junho, o início da estação chuvosa. Parece ser polígamo.
Constrói um ninho oval de galhos e cipós forrados com folhas e grama e geralmente o instala em uma árvore e escondido por trepadeiras. O tamanho da ninhada é de dois ovos.
Alimentação do mutum-de-bico-amarelo
Seus alimentos primários são frutas e sementes com quantidades muito pequenas de folhas, outras partes de plantas e insetos. Alimenta-se em todos os níveis, desde o solo até as copas das árvores.
Canto do mutum-de-bico-amarelo
Os mutum-de-bico-amarelo machos cantam um assobio descendente de “lançamento de bombas”, às vezes combinado com uma exibição de bater palmas ou estrondo.
O primeiro é “4–10 estalos rápidos de asas acima das costas do pássaro, ‘wapp!, wapp!, wapp!-wapp!-wapp!'”. O estrondo é descrito como “uuumh…uhh”.