Mutum-de-bico-azul ( Crax alberti ) é uma espécie de ave rara e criticamente ameaçada da família Cracidae do gênero dos Crax.
É nativa do norte da Colômbia , onde suas populações são atualmente altamente fragmentadas. O epíteto da espécie refere-se ao príncipe Albert .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do mutum-de-bico-azul
O mutum-de-bico-azul tem 82,5 a 92,5 cm de comprimento e pesa 3,2 a 3,6 kg. É o único mutum com cera azul e acácia , esta última encontrada apenas no macho.
Os machos são em sua maioria pretos com a cloaca e a ponta da cauda brancas. As fêmeas também são em sua maioria pretas, mas a parte inferior da barriga e a cloaca são ruivas.
Eles têm barras brancas finas nas asas e na cauda, e uma rara forma “barrada” também tem barras no peito e na barriga. Ambos os sexos possuem crista erétil, sendo a do macho preta e a da fêmea preta e branca.
Habitat do mutum-de-bico-azul
O mutum-de-bico-azul habita ocorrências florestais úmidas e não perturbadas nas planícies e contrafortes e nas encostas das montanhas inferiores das zonas tropicais e tropicais superiores.
No passado foi encontrado em altitudes de até 1200 m, hoje é mais provável que seja encontrado abaixo de 600 m.
Reprodução do mutum-de-bico-azul
A época de reprodução se estende de meados de dezembro a início de março no nordeste de Antioquia. Adultos com filhotes foram observados de março a agosto e juvenis em julho ao redor da Sierra Nevada de Santa Marta.
Aves com gônadas aumentadas foram coletadas em fevereiro e abril. A espécie parece ser monogâmica.
O ninho é uma grande estrutura de galhos e folhas mortas escondida em um denso emaranhado de trepadeiras e trepadeiras, no alto entre a vegetação rasteira e a copa inferior. Dois ninhos descobertos estavam de 1,9 a 4 m acima do solo.
Um tinha 80 cm de diâmetro e 20 cm de altura. A embreagem consiste em dois ovos brancos. Mais informações não estão disponíveis.
Alimentação do mutum-de-bico-azul
Sua dieta não foi extensivamente estudada, mas sabe-se que inclui frutas, vermes e insetos. Também leva areia e pequenas pedras como auxiliares digestivos.
Canto do mutum-de-bico-azul
Mutum-de-bico-azul machos emite uma uma série de 4-5 sílabas de notas graves… repetidas vezes sem conta, ‘hmm…hmh…hmm…hmm…hmh’ “. Ambos os sexos dão uma chamada de alarme, um “assobio suave e agudo ‘peh-weeeéoh’ ou ‘pehoo'”.