Mutum-pinima: características, reprodução, alimentação e hábitos
O mutum-pinima (Crax fasciolata pinima) é uma ave da família Cracidae, conhecido também como mutum-de-penacho e mutum-pinicha (Pará e Maranhão).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma espécie altamente ameaçada e rara que tinha sumido, e após 40 anos, o mutum-pinima foi encontrado no Maranhão.
Esta ave esta encontram-se ameaçadas de extinção, sobretudo em consequência da caça e alta taxa de predação de ovos na natureza.
Subespécies
O mutum-pinima possui três subespécies reconhecidas pelo CBRO:
– Crax fasciolata fasciolata: ocorre no Brasil nas regiões central e sudeste, Paraguai e no norte da Argentina nas províncias de Formosa, Chaco, Corrientes e Misiones;
– Crax fasciolata grayi: ocorre no leste da Bolívia, nos departamentos de Beni e Santa Cruz;
– Crax fasciolata pinima: ocorre no nordeste da amazônia brasileira, a leste do rio Tocantins.
Características do mutum-pinima
O mutum-pinima é uma ave que mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa 2,7 quilogramas.
Além disso, o macho é preto com a região da barriga branca e a fêmea tem a plumagem preta listrada de branco, cabeça e pescoço preto, peito canela e barriga bege.
Reprodução do mutum-pinima
O mutum-pinima faz o ninho sobre árvores, onde a fêmea põe de 2 a 3 ovos brancos com a casca bastante áspera, que choca durante 30 dias.
Além disso, os filhotes já nascem espertos e de olhos abertos, nos primeiros dias de vida, movimentam-se sobre a cauda da mãe e logo entre a galhada, sempre dormindo sob as asas da mãe.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de de frutos, folhas e brotos de plantas, ele caça também caramujos, gafanhotos, pererecas, lagartixas e outros pequenos animais.
No entanto, quando perto de fazendas não hesita a ciscar perto das galinhas, porém ao primeiro sinal de um ser humano próximo volta para seu habitat.
Hábitos
Habita o fundo de matas de galeria e bordas de matas densas, vive em pares ou em pequenos grupos familiares.
Embora passe a maior parte do tempo no chão, ele se agacha para dormir, ele sempre procura o mesmo lugar para dormir, mas nas noites de lua fica muito inquieto, saindo do local tradicional e procurando outro local próximo.
Ele trai seu nervosismo abrindo e fechando sua cauda, outros tiques nervosos são movimentos bruscos, jogando a cabeça para o lado e agitando a nuvem.
Apesar de seu tamanho, é impressionante como é difícil de ver.