Mutum-poranga: características, habitat, alimentação e reprodução
O mutum-poranga (Crax alector) é um pássaro da galiforme da família Cracidae, conhecido também apenas como mutum.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, está é uma bela ave que esta em risco de extinção por conta das ameaças ao seu habitat, a caça ilegal e comércio de animais silvestres.
Características do mutum-poranga
O mutum-poranga é uma ave de médio porte que mede de 85 até 95 cm de comprimento, possui uma plumagem quase que inteiramente preta com um brilho azul metálico em seu pescoço e cabeça.
Além disso, tenho uma crista proeminente de penas eréteis na região de trás da sua cabeça, um bico forte e comprido de cor amarelo.
No que diz respeito ao dimorfismo sexual da ave o macho e a fêmea possuem uma aparência semelhante, porém a fêmea é um pouco menor.
Habitat do mutum-poranga
Esta espécie é encontrada habitando em florestas úmidas e densas, tanto em áreas de planície como em regiões montanhosas de países da América central e do norte da América do sul.
Alimentação do mutum-poranga
O mutum-poranga se alimenta de frutas, brotos, folhas, sementes e flores. Além disso, esta ave pode se alimentar de pequenos vertebrados, insetos e carniça.
Reprodução do mutum-poranga
As fêmeas da espécie põem de 2 a 3 ovos e são responsáveis por sua incubação, que possui uma duração de aproximadamente 28 dias. Fazem seus ninhos em árvores altas, usando plataformas de galhos e folhas.
A sua época de reprodução varia dependendo da região que está habitando, porém geralmente ocorre entre os meses de março e junho.
Canto do mutum-poranga
O mutum-poranga tem um canto caracterizado por uma série de notas longas e profundas, que começa com notas mais baixas e aumenta gradualmente em frequência e intensidade.
Seu canto é descrito como boom-boom-bom ressonante e profundo, com essa sequência de notas variando de cada indivíduo da espécie.
Além de seu canto característico esta ave tem a habilidade de produzir outros sons, como grunhidos, usados pela espécie para se comunicar dentro do grupo em interações sociais e como alerta em situações de perigo.