A narceja-andina (Gallinago jamesoni) é uma ave pertencente a família Scolopacidae, conhecido também como narceja de Jameson.
Esta espécie se reproduz nos Andes , na Bolívia , Colômbia , Equador , Peru e Venezuela ele parece ser totalmente sedentário, sem evidência de migração.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da narceja-andina
A narceja-andina mede cerca de 30 a 32 cm de comprimento tem um corpo atarracado e pernas relativamente curtas para um pernalta.
As partes superiores, cabeça e pescoço são listradas e padronizadas com marrons quentes e amarelos claros, e as bordas douradas das penas formam linhas no dorso que não são tão nitidamente definidas como na maioria das espécies de maçaricos.
A barriga é branca com listras marrons, o bico cor de chifre é longo, reto e bastante robusto, as pernas e os pés são verde-amarelas, os sexos são semelhantes e os juvenis diferem apenas por terem franjas pálidas nos élitros.
Comportamento
A narceja é encontrada em áreas pantanosas onde pastagens e florestas se misturam, em altitudes entre 2100-3800 m (principalmente 3000-3500 m).
Pouco se sabe sobre seu comportamento, mas há uma exibição de vôo envolvendo voar alto em círculos seguido de um mergulho, no qual o pássaro emite um som de tambor causado por vibrações de suas penas externas modificadas da cauda.
Alimentação
A narceja-andina se alimenta empurrando seu longo bico profundamente na lama em busca de insetos e vermes e a sua plumagem críptica fornece camuflagem eficaz quando a ave fica imóvel entre a vegetação do pântano.
Fotos da narceja-andina
Distribuição geografica
A narceja-andina pode ser encontrado na América do Sul ( Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia).