Narceja-de-bico-torto: características, reprodução, alimentação, canto e habitat
A narceja-de-bico-torto (Nycticryphes semicollaris) é uma ave Charadriiforme da família Rostratulidae, conhecido como bico-miúdo.
Esta é uma ave distinta e bonita, mas raramente visto em pântanos de água doce ou salobra, especialmente em águas rasas e gramíneas curtas também encontrado em bordas de lagos com juncos e grama mais altos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ocasionalmente visto alimentando-se silenciosamente na borda da vegetação, e mais comumente quando assustado de perto.
Características da narceja-de-bico-torto
A narceja-de-bico-torto mede de 19 a 23 cm e pesa de 65 a 86 g, ambos os sexos têm cabeça e pescoço marrom-avermelhado escuro, partes superiores e asas marrom-acinzentado escuras e pretas, as partes posteriores manchadas de branco, e partes inferiores largamente brancas, olhos com manchas pálidas, e uma coroa listada.
Com relação as fêmeas podem tender a ser maiores e um pouco mais claras, e os jovens se assemelham muito aos adultos.
Reprodução da narceja-de-bico-torto
A narceja-de-bico-torto se reproduz de julho a fevereiro, dependendo das condições do local, ele põe dois ou três ovos em um copo raso feito de grama e junco, geralmente cercado por água, ambos os sexos estão envolvidos no cuidado da prole.
Alimentação
A narceja-de-bico-torto é uma ave onívoro, ele sonda a lama ou perambula em água rasa à procura de insetos, larvas, crustáceos, sementes, etc.
Habitat
Esta espécie de narceja pode ser encontrada em planícies de terra encharcada, como gramados molhados, estuários, rios e arroios.
Hábitos
Vive sozinho ou em pequenos grupos, tem um comportamento predominantemente crepuscular e parcialmente noturno, muito sedentário, com alguns movimentos sazonais ditados pelas chuvas.
Canto da narceja-de-bico-torto
Fotos da narceja-de-bico-torto
Distribuição geográfica
A narceja-de-bico-torto pode ser encontrado no Sudeste e Sul do Brasil, Paraguai e Uruguai até o Chile central e a Argentina central.