A narceja-real ( Gallinago media ) é uma pernalta da família da narceja que pertence ao gênero dos Gallinago.
É uma ave migratória que se reproduz na zona de floresta de coníferas da Eurásia , da Noruega para o leste até o Ienissei na Rússia e invernos na África .
A narceja dupla salpicada de marrom se assemelha à narceja simples , mas é um pouco maior, significativamente mais pesada e tem o bico mais curto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Em termos de vestimenta, eles diferem principalmente porque o narceja-real tem uma barriga de cintura cruzada em vez de bordas de cauda brancas e claras.
Características da narceja-real
A narceja-real tem 26–30 cm de comprimento, uma envergadura de 43–50 cm e pesa 150–260 gramas.
Essa espécie tem uma plumagem salpicada de castanho com a parte inferior mais clara mosqueada transversalmente, o que a distingue da narceja simples, que tem o ventre manchado de branco.
A narceja-real é um pouco maior e mais poderosa do que a narceja simples com um bico mais forte e mais curto .
Devido às pontas brancas nos abrigos dos braços e mãos, bandas brancas duplas nas asas são formadas e tem penas externas da cauda brancas que, em vôo, dão a cauda triangular distintamente branca. Uma linha mais escura vai da ponta do bico até o olho.
A fêmea e o macho têm basicamente a mesma aparência, embora as fêmeas sejam um pouco maiores em média. Os juvenis se assemelham aos pássaros adultos , mas diferem deles por menos branco na cauda e bandas alares mais difusas.
Reproduçao da narceja-real
A narceja-real tem o chamado comportamento lúdico , que se manifesta em um jogo de acasalamento que ocorre em arenas tradicionais onde os machos se reúnem para brincar e onde as fêmeas vêm apenas para acasalar.
A brincadeira acontece ao entardecer e à noite, quando até 35 machos defendem seus tufos em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados.
Durante o jogo, ele assume uma posição corporal mais alta com o peito levantado, a cauda levantada e emite seu ruído especial de jogo. O resultado deste jogo é que alguns machos conseguem acasalar com várias fêmeas, enquanto outros machos não conseguem acasalar.
Os sons de um jogo só podem ser ouvidos a algumas centenas de metros de distância em boas condições e com alta atividade.
O ninho é construído pela fêmea e colocado em habitat de zona húmida e consiste numa depressão rasa forrada com algum musgo ou erva e normalmente protegida por vegetação densa. Ela põe de três a quatro ovos que são incubados por 22 a 24 dias
Habitat da narceja-real
A narceja-real é uma ave migratória que se reproduz na zona de floresta de coníferas da Eurásia , desde a Noruega a leste até o Ienissei na Rússia .
Na Escandinávia, ele só se reproduz na cordilheira, mas na Polônia , nos Estados Bálticos , na Ucrânia , na Bielorrússia e na Rússia, a narceja dupla nidificante ainda é encontrada em localidades de planície.
Na Europa Central, reproduz-se apenas em casos isolados. Inverna na África na Libéria , Gana , Nigéria ,Etiópia , Gabão , Angola , Zâmbia , Malawi , Namíbia , Zimbabwe e África do Sul .
Alimentação
A narceja-real alimenta-se principalmente de minhocas , mas também de insetos e, em pequena medida, de plantas, que bica nos tecidos moles.
Ameaças ao narceja-real
Em meados do século 19, a narceja dupla ainda era uma ave nidificante comum no norte da Europa, mas desde então sua distribuição diminuiu drasticamente.
Já no início do século 20, a espécie havia desaparecido de seus antigos criadouros na Alemanha, Dinamarca e sul da Suécia.
As duas razões mais importantes para o declínio são provavelmente a escavação de locais de reprodução e a caça durante a época de reprodução.
Canto da narceja-real
O Canto da narceja-real é ouvido ao entardecer é geralmente comparado ao som de bolas de pingue-pongue quicando, que então se transformam em pequenos gorjeios semelhantes a pássaros. O som pode ser ouvido a até 200 metros de distância.