Narceja: origem, características, reprodução, alimentação e habitat
A Narceja (Gallinago paraguaiae) é uma limícola pertencente à família Escolopácida, conhecida popularmente de agachada, agachadeira, atim, batuíra, berrumeira, bico-de-ferro, bico-rasteiro, bicudo, corta-vento, maçarico-d’água, maçarico-d’água-doce, minjolinho,
Além disso, esta ave tem cerca de 25 cm de comprimento, e possui um enorme bico é uma das características mais notáveis da narceja.
Contudo, como quase todas as limícolas, possui patas relativamente compridas, embora este aspecto nem sempre seja evidente, porque mantém-se muito tempo agachada.
A coloração desta ave é de tons castanhos, com listas amareladas, e branca no ventre.
E belos desenhos que as penas coloridas formam conferem a esta ave um mimetismo notável, que faz com que raramente possamos ver as narcejas nos seus habitats preferidos, antes que elas levantem voo à nossa aproximação.
Além disso, quando eles levantam, muitas vezes a curta distância do observador, emitem um grito de alarme característico, repetido duas ou três vezes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Origem
A narceja é uma espécie de ave sul-americana, caradriiforme, da família dos escolopacídeos.
Ela mede cerca de 30 cm de comprimento, possuindo bico longo e reto, dorso escuro com faixas amareladas.
Características do narceja
A narceja é uma ave que possui o tamanho médio, como o bico muito longo e coloração marrom geral.
Ele também possui flancos com riscas ocre e barriga branca lisa, a parte de trás, delicadamente malhada, é listrada longitudinalmente com tiras de cor creme.
Além disso, a cabeça também apresenta várias listas longitudinais que enquadram o piléus escuro.
Ele tem um vôos rápido, com uma trajetória de partida e ziguezague acentuada, quando voa, mostra uma aparência marrom geral, com uma cauda de tom avermelhado ocre.
Alimentação do narceja
A narceja se alimenta de invertebrados, que captura em águas pouco profundas ou em prados alagados, afundando o bico no substrato, com movimentos contínuos e por vezes muito rápidos.
Reprodução do narceja
Em tempo de calor, os machos e fêmeas fazem vôos nupciais atraentes, o ninho fica escondido em áreas com vegetação baixa, tem cerca de 10-15 centímetros de diâmetro e é construído pela fêmea em uma depressão da terra que cobre com ervas.
Além disso, na Espanha geralmente ocorre entre o final de maio e julho, consiste de dois a cinco ovos, desde o verde pálido ao bege escuro e com pequenas manchas avermelhadas.
A incubação dura de 18 a 20 dias e é de responsabilidade da mulher.
Os jovens deixam o ninho logo após o nascimento e são cuidados por ambos os sexos.
Desenvolvem-se durante 19-20 dias e ficam independentes rapidamente.
População do narceja
A população de nidificação europeia da subespécie galinaga, excluindo a Rússia, é estimada em 800.000-1.000.000 de pares do Narceja.
Na Espanha, a população reprodutiva é estimada em 50-75 pares. Reprodução em nosso país tem sido conhecido desde os anos setenta.
Embora os dados são escassos e um de seu núcleo -a da região de Orem sana do Limiã- extinguiram-se no início dos anos noventa, pode-se considerar que a sua população mantém uma tendência estável desde então.
Não há estimativas globais para a Espanha da população invernada, dada a grande dificuldade de seu censo.
Canto do narceja
Habitat
A Narceja é uma espécie exigente em termos das características do habitat e muito sensível ao regime hídrico.
Em Espanha, nidifica em zonas úmidas interiores abertas, com vegetação baixa e densa.
As localidades selecionadas geralmente têm solos úmidos ricos em matéria orgânica, com a presença de pradarias ou pastagens utilizadas pelo gado ou submetidos a corte, assim como turfeiras ou canaviais.
Todos os criadouros conhecidos em nosso país estão localizados em áreas de montanha média, entre 850 metros (Arense) e 1.000-1.600 (Ávila).
Durante o inverno, ocupa áreas costeiras e interiores. Entre estes, escolhe margens de rios, lagos, lagoas, reservatórios e, fundamentalmente, campos de arroz e defesas na Estremadura.
Fotos da narceja
Distribuição geográfica da narceja
A narceja se distribui pelo Norte e Centro da Europa, Ásia e América do Norte.
Além disso, a sua subespécie que ocorre em Portugal distribui-se desde as ilhas britânicas, Escandinávia e Oeste da Europa, abrangendo o Norte e Centro da Eurásia até ao estreito de Bering.