Narcejao o galinhola: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
A narcejao o galinhola (Gallinago andina) é uma espécie de ave pertencente á família Scolopacida conhecido como narceja puna, e os seus parentes mais próximos são os maçaricos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a narcejao o galinhola é uma ave da tribo Scolopancinai e subfamília Scolopacinae pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Chile e Peru.
Características da narcejao o galinhola
A narcejao o galinhola tem 22,5 a 25 cm de comprimento e pesa 65 a 105 g e os sexos são iguais, as suas partes superiores têm um padrão complexo de esbranquiçado suave, amarelo-claro, ruivo, preto e marrom.
Além disso, as bordas brancas de suas asas aparecem durante o vôo, seu peito e flancos são amarelos com marcas pretas e o resto de suas partes inferiores brancas.
Com relação a seu rosto é branco tem uma faixa marrom ousada no olho.
Reprodução da narcejao o galinhola
A época de reprodução da narcejao o galinhola varia geograficamente, é principalmente entre outubro e dezembro no Peru e inclui pelo menos setembro no norte do Chile.
O macho realiza um show de guincho durante o namoro, voando alto em círculos e depois mergulhando raso para fazer um som distinto, nada mais se sabe sobre sua biologia reprodutiva.
Habitat
Esta espécie de narceja habita a zona de pastagem puna dos Andes, prefere paisagens úmidas a úmidas, como rios pantanosos, pântanos de plantas almofadadas, bordas de juncos de lagoas, lagos e rios e, às vezes, pântanos de juncos abertos.
Alimentação
A narcejao o galinhola se alimentam de larvas de insetos e minhocas sondando a lama e o solo úmido.
Canto da narcejao o galinhola
O canto da narcejao o galinhola tem um ritmo rápido mas suave tip-tip-tip-tip…, cut-cut-cut-cut…ou dyak dyak dyak…. dyuc dyuc dyuc…. Além disso, ao levantar voo, esta ave faz um chep chep chep, checheche ou dzeetch agudo e seco.
Por outro lado a separação não vocal das espécies é alcançada pelo fluxo de ar sobre as penas externas da cauda durante o vôo.