Narcejão: origem, espécies, características, comportamento, alimentação, habitat e canto
O narcejão (Gallinago undulata) é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae, também conhecido como galinhola, rola-pau, água-só, codorna-do-brejo, saia-dela e narceja-caminhão por causa do som que emite.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O narcejão é encontrado em áreas de cerrado e campos alagados, onde usualmente só levanta voo à curta distância do observador, mostrando as asas arredondadas e pernas que se projetam para além da cauda, às vezes balançando.
Além disso, o bico é muito longo e com a base larga, ele possui a cabeça amarelo-palha com duas grandes listras negras e o peito e a barriga são pálidos e bem listrados, contrastando com as linhas castanhas e negras nas costas.
Origem
O narcejão endêmica da América do Sul,
Subespécies
O narcejão possui duas subespécies reconhecidas:
– Gallinago undulata undulata: encontrado em duas áreas distintas, uma na Colômbia, e outro da Venezuela através da Guiana, Suriname e Guiana Francesa ao extremo norte do Brasil.
– Gallinago undulata gigantea: encontrado no leste da Bolívia, leste do Paraguai e leste-sul do Brasil, e provavelmente também no Uruguai e Argentina norte-oriental.
Características do narcejão
O narcejão mede cerca de 45 cm de comprimento, ele possui bico muito grosso na base, cabeça amarela com duas estrias negras, dorso escuro com manchas e faixas transversais castanho-amareladas.
Comportamento do narcejão
Ninhos de raças do sul foram encontrados no Brasil em setembro e de novembro a início de janeiro, eles são colocados em uma colina entre pântanos e 2 a 4 ovos são postos e não foram encontrados ninhos das subespécies indicadas.
Esta espécie raramente é vista no solo e o seu habitat, a relutância em andar quase até à virilha, a plumagem enigmática e a alimentação noturna fazem com que os seus hábitos sejam quase desconhecidos.
Alimentação
O narcejão se alimenta de dieta aparentemente inclui rãs. O snipe gigante geralmente é visto sozinho quando solto.
Habitat
O narcejão habita em vegetação alta em pântanos e campos inundados, e ocasionalmente no cerrado seco, desde as planícies até 2.200 m de altitude.
Canto do narcejão
O narcejão geralmente é detectado pelo som em solo, o canto é nasal e mecânico aga-aga-aga e em voo emite um estranho hori-go, hori-go.
Fotos do narcejão
Distribuição geográfica
O narcejão pode ser encontrado na América do Sul, na Colômbia ao leste até a Guiana Francesa e a sua subespécie ocorre no leste da Bolívia, leste do Paraguai, nordeste da Argentina e Brasil.