Negrola de lunetas: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Negrola de lunetas (Melanitta perspicillata) é uma espécie de ave da familia dos Anatidae que pertence ao gênero Melanitta.
A distribuição extremamente grande e o tamanho da população do surf scoter garantem-lhe o status de Menos Preocupado, de acordo com a IUCN.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do negrola de lunetas
A fêmea adulta pesa cerca de novecentos gramas e tem quarenta e quatro centímetros de comprimento, enquanto o adulto pesa mil e cinquenta gramas e tem quarenta e oito centímetros de comprimento.
São as menores espécies, em média, dos negrones. Caracterizam-se pela sua forma corpulenta e bico longo. O macho é inteiramente preto, exceto por algumas manchas brancas na nuca e na testa.
O bico é bulboso e vermelho, amarelo e branco; As fêmeas, por sua vez, apresentam plumagem acastanhada com manchas mais claras na cabeça. A cabeça e as asas em forma de cunha, sem penas brancas, distinguem as fêmeas de cara preta das fêmeas de preto especular.
Os adultos desta espécie alimentam-se de crustáceos e moluscos que caçam enquanto nadam, e os jovens comem qualquer tipo de invertebrados de água doce .
Habitat do negrola de lunetas
Os negrolas de lunetas habitam em lagos rasos de pequeno a médio porte em florestas boreais abertas de coníferas . Prefere áreas com altos níveis de água subterrânea.
Durante o período de inverno permanece nas águas costeiras. Via de regra, não se afasta mais de um quilômetro da terra e passa a maior parte do tempo em águas com profundidade inferior a 10 metros. Ela costuma usar costas com ondas fortes.
Distribuição geográfica
Esta ave vive no Canadá e no Alasca e em Saint-Pierre e Miquelon , onde nidifica em áreas boreais de lagos e pântanos. Inverna em bandos ao longo da costa norte-americana, desde o sudeste do Alasca até às Ilhas Aleutas e ao sul dos Estados Unidos até à Baixa Califórnia, no México.
Reprodução do negrola de lunetas
Constroem ninho em terra, perto do mar, lagos ou rios, em florestas ou em áreas de tundra . A fêmea põe entre cinco e nove ovos por vez.
Os ovos pesam entre cinquenta e cinco e setenta e nove gramas e medem cerca de quarenta e três milímetros de comprimento, com circunferência de sessenta e dois milímetros.
Ocasionalmente (e provavelmente por acidente), em áreas com alta densidade de ninhos, ovos de pais diferentes são misturados.
Os jovens crescem com relativa rapidez e o período de incubação dura entre vinte e oito e trinta dias. Os pintinhos estão prontos para se sustentar cinquenta e cinco dias após a eclosão.
Alimentação do negrola de lunetas
O negrola de lunetas alimenta-se de moluscos , mexilhões , caranguejos , insetos e plantas aquáticas.
Canto do negrola de lunetas
Os negrola de lunetas são geralmente silenciosos e suas poucas vocalizações são pouco conhecidas. Durante a exibição de cortejo, os machos executam um chamado gorgolejante e um puk-puk explosivo.
As fêmeas defendem seus filhotes com um chamado de corvo. Quando alarmados, os surf scoters geralmente emitem um som como um “guk”, algo entre um “cacarejo” e um “tok”, enquanto examinam rapidamente o ambiente ou levantam vôo em massa.