North Island kōkako ( Callaeas wilsoni ) é uma ave florestal ameaçada de extinção que é endêmica da Ilha Norte da Nova Zelândia.
É de cor cinza, com uma pequena máscara preta. Tem barbela azul (embora essa cor se desenvolva com a idade: nos filhotes dessa ave, na verdade, são rosa claro).
Por causa de sua barbela, a ave às vezes é chamada localmente de corvo-de-vaga-azul , embora não seja um corvídeo .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do north island kōkako
O north island kōkako mede 38 cm de comprimento, pesando 200-250 g : com a mesma idade, os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas .
São aves robustas e de aspecto maciço, com cabeça pequena e arredondada, bico forte e curvo, cauda longa de ponta quadrada, asas pequenas e arredondadas e patas longas e fortes com garras bem desenvolvidas.
A plumagem é de cor cinza acinzentado uniforme em todo o corpo, com tendência a escurecer tornando-se ardósia com tons de marrom nas asas e cauda, enquanto na face há uma máscara preta que vai das laterais do bico à vista: na face, de cada lado do bico, existe uma carúncula lobular de cor azul-azulada, mais desenvolvida e de cor mais viva no macho do que na fêmea.
Em ambos os sexos, o bico e as pernas são pretos, enquanto os olhos são castanhos escuros.
Habitat north island kōkako
O habitat dessas aves é representado por florestas primárias misturadas com tawa e podocarpo até 900 m de altitude, com presença de matagal denso .
Distribuição geográfica
Como pode ser adivinhado pelo nome comum , o north island kōkako é endêmico da Ilha do Norte da Nova Zelândia.
Originalmente disseminado em vastas áreas da ilha, a espécie está atualmente disseminada em uma série de áreas protegidas circunscritas (Pureora Forest Park, Whirinaki Parque de Conservação Te Pua-a-Tāne.
Reserva de Vida Selvagem Mapara, Ngapukeriki, Kaharoa, Parque Nacional Te Urewera, Puketi, Montanhas Hunua e Waitakere, Waima/Waipoua), bem como algumas ilhas costeiras ( Tiri Tiri Matangi , Kapiti ).
Onde foi introduzido para evitar a sua extinção . Algumas populações semi-selvagens também são mantidas nodistrito de Otorohanga .
Reprodução do north island kōkako
A época de reprodução vai de outubro a março, estendendo-se assim pela primavera austral e verão . São aves rigidamente monogâmicas , com os pares permanecendo juntos por toda a vida e se mostrando muito próximos, frequentemente se lambendo .
O ninho, uma copa volumosa e bastante grosseira de galhos e fibras vegetais entrelaçados e forrados internamente com folhas de samambaia , é construído por ambos os sexos na forquilha de um galho de árvore.
Dentro dele, a fêmea põe de 1 a 3 ovos cor de marfim , que ela incuba sozinho (com o macho encontrando o alimento para si e para sua parceira ) por cerca de 18 dias, ao final dos quais eclodem filhotes cegos e sem penas.
Alimentação do north island kōkako
A alimentação destas aves é essencialmente vegetariana e frugívora , sendo constituída por folhas, fetos , bagas e frutos, bem como outro material de origem vegetal (flores, néctar , rebentos).
Estado de conservação
O north island kōkako viu seu número diminuir exponencialmente desde os primeiros anos do século 20 .
A chegada de predadores introduzidos , como ratos , mustelídeos e raposas , combinada com o desmatamento por colonos europeus para abrir espaço para pastagens e plantações.
Reduziu o número destas aves ao ponto que actualmente a sua consistência numérica é estimada em cerca de 1538 exemplares, a maioria dos quais são machos (as fêmeas são particularmente vulneráveis durante a incubação e a prole), pelo que a espécie é classificada pela IUCNcomo ” quase ameaçada “.