O ostraceiro africano (Haematopus moquini) é uma ave da família dos Haematopodidae que pertence ao gênero dos Haematopus.
é um grande pernalta carismático residente nas costas continentais e ilhas da África Austral . Este ostraceiro quase ameaçado tem uma população de mais de 6.000 adultos, que se reproduzem entre novembro e abril.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O ostraceiro africano é uma pernalta grande e barulhenta , com plumagem completamente preta , pernas vermelhas e um forte e largo bico vermelho .
Essa espécie é nativa das costas continentais e ilhas da África Austral , ocorrendo por vezes como vagabundo em Angola e Moçambique .
Características do ostraceiro africano
O ostraceiro africano é uma pernalta grande e barulhenta , com plumagem completamente preta , pernas vermelhas e um forte e largo bico vermelho .
Os sexos são semelhantes na aparência, no entanto, as fêmeas são maiores e têm um bico ligeiramente mais longo que os machos.
Os juvenis têm plumagem cinza suave e não expressam as características pernas e bico vermelhos até depois de terem emplumado. A chamada é uma tubulação alta distinta, muito semelhante aos ostraceiros da Eurásia .
Como o ostraceiro eurasiano é uma espécie migratória , eles só ocorrem como vagabundos no sul da África, e sua plumagem em preto e branco torna impossível a confusão.
Medições médias
Comprimento do corpo: 42–45 cm,
Envergadura: 80 e 88 cm,
Massa: ♂ 665 g,
Tarso : 50,6 a 60,8 mm,
Culmen : 57,7 a 79,1 cm,
Alimentação do ostraceiro africano
Os ostraceiros africanos alimentam-se predominantemente de moluscos , como mexilhões e lapas , embora também se alimentem de poliquetas , insetos e potencialmente até de peixes .
Reproduçao do ostraceiros africanos
O ninho é um arranhão nu em seixos, areia ou cascalho a cerca de 30 metros (98 pés) da marca da maré alta. Em saliências rochosas pode haver uma borda de conchas para manter os ovos no lugar.
A fêmea geralmente põe dois ovos , mas pode haver um ou três, que são incubados por ambos os adultos. O período de incubação varia entre 27 e 39 dias e os filhotes levam mais 38 ou mais dias para emplumar.
O sucesso reprodutivo é maior em ilhas costeiras, onde há poucos predadores e menos distúrbios do que em locais continentais. Os ovos têm em média cerca de 65 mm .De comprimento, variando de 45 a 73 mm
Habitat do ostraceiros africanos
Normalmente é ostraceiros africanos sedentários raramente deixam seus territórios, que incluem um local de nidificação e áreas de alimentação. Estes geralmente estarão localizados em ou perto de costas rochosas, onde podem se alimentar.
Estado de conservação
Em dezembro de 2017, a avaliação global da IUCN sobre o status do ostraceiro africano é ” menor preocupação “. A tendência populacional parece ser crescente à medida que a comunidade local se envolve mais na adoção de medidas de conservação.
Na África do Sul, a espécie também foi rebaixada para Menos Preocupante . Um programa de longo prazo do South African Ringing Scheme está rastreando a dispersão de pássaros anilhados para manter as avaliações de conservação na África do Sul e na Namíbia atualizadas.
Canto do ostraceiro africano
Muitas vezes, é detectado pela primeira vez pelos seus chamados de alarme “pleek” e “peeka-peeka” distintivos e agudos. Semelhante ao Eurasian Oystercatcher.