O ostraceiro comum (Haematopus ostralegus) é uma ave migratória que pertence a família Haematopodidae, conhecido também como ostraceiro-europeu, esta é uma ave nidifica na Europa e Ásia e passa o inverno do hemisfério norte nas costas do sul de África.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave ocorre em diversos habitats costeiros, sobretudo praias e zonas intertidais mas também em campos adjacentes e ocasionalmente terrenos mais interiores.
Características do ostraceiro-comum
O ostraceiro comum mede cerca de 43 cm de comprimento médio, sendo os machos ligeiramente maiores que as fêmeas, em relação a plumagem é de cor preta na região da cabeça, dorso e asas, e com a barriga branca.
Além disso, assim como todos os ostraceiros, esta espécie tem o bico comprido e vermelho, no entanto, este ostraceiro é inconfundível em voo, com manchas brancas nas asas e na cauda, outras partes superiores pretas e partes inferiores brancas, e os pássaros jovens são mais marrons, têm colarinho branco e bico mais opaco.
Reprodução do ostraceiro comum
O ninho do ostraceiro comum é um arranhão nu em seixos, na costa ou em ilhas de cascalho do interior, dois a quatro ovos são postos, tanto os ovos quanto os filhotes são altamente enigmáticos.
Alimentação
O ostraceiro comum se alimenta de moluscos, anelídeos e crustáceos.
Habitat
Esta espécie pode ser encontrada perto de água, sendo mais comum em lagunas costeiras e praias arenosas, é essencialmente solitário, mas associa-se a bandos de outras espécies de aves marinhas.
Fotos do ostraceiro comum
Distribuição geografica
O ostraceiro comum é encontrado no norte da África e no sul da Europa, embora a espécie esteja presente o ano todo na Irlanda, Grã-Bretanha e nas costas europeias adjacentes.