O ostraceiro-das-canárias (Haematopus meadewaldoi) é uma ave que pertence a família Haematopodidae, conhecido como ostraceiro das Ilhas Canárias e ostraceiro preto das Canárias.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é espécie de ave costeira de taxonomia incerta endêmica de Fuerteventura, Lanzarote e suas ilhotas costeiras nas Ilhas Canárias, Espanha, hoje é considerado extinto.
Características do ostraceiro-das-canárias
O ostraceiro-das-canárias é uma ave extinta e tinha um tamanho 40–45 cm de comprimento, a ave tem a plumagem em tons de preto e branco, e o bico é comprido e achatado lateralmente, é uma característica distintiva do grupo, pela sua cor vermelha que se destaca da plumagem.
Em relação as patas são longas e possui a cor clara com dedos são fortes, unidos na base por uma pequena membrana interdigital.
Reprodução do ostraceiro-das-canárias
Esta espécie de ave põe um único ovo, depositado diretamente na areia ou em cavidades naturais, sem fazer ninho, com o período de incubação foi de 23 dias.
Alimentação
Alimentava-se de pequenos moluscos e crustáceos que arrancava das rochas ou arrancava da areia com o bico rombudo e comprimido lateralmente.
Habitat
O ostraceiro-das-canárias é uma ave do litoral, típica das costas rochosas e arenosas.
Extinção do ostraceiro-das-canárias
Em 1994, o ostraceiro-das-canárias foi oficialmente declarado extinto, e apenas 4 espécimes de pássaros empalhados existem hoje em museus.
Canto do ostraceiro-das-canárias
O Canto do ostraceiro-das-canárias era alta e as suas vocalizações eram dadas como kvirr repetido ou kvik-kvikkvik , e o chamado de alarme peepe-peepe peepe-peepe, as aves parecem ter sido territoriais na época de reprodução e errantes, mas não ocorrendo em grandes grupos, em outras épocas.
Fotos do ostraceiro-das-canárias
Distribuição geografica
O ostraceiro-das-canárias esteve presente em Fuerteventura, Lanzarote, La Graciosa, Lobos, Montaña Clara e Alegranza.