O ostraceiro de magalhães (Haematopus leucopodus) é uma espécie de ave em forma de rosto da família Haematopodidae que pertence ao gênero dos haematopus.
O ostraceiro de magalhães é um habitante característico da Patagônia, tanto no setor chileno: Patagônia chilena , quanto no setor argentino: Patagônia argentina , bem como nas ilhas do sul, incluindo as Ilhas Malvinas .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Vive em praias rochosas ou pedregosas, tanto em ilhas ou costas marítimas como em lagoas interiores, a centenas de quilómetros do mar.
Características do ostraceiro de magalhães
O ostraceiro de magalhães é basicamente preto e branco. Seus olhos são amarelos com o círculo periocular também amarelo, o que o diferencia facilmente das espécies semelhantes e simpátricas, o ostraceiro americano, marrom ou comum ( Haematopus palliatus ).
Sua cabeça é toda preta brilhante, como o manto, sendo marrom em H. palliatus ; ambos têm abdômen branco, mas o último mostra uma entrada branca separando o peito escuro da borda da asa dobrada, enquanto em H. leucopodus o peito preto entra em contato com a asa.
Em voo apresenta uma faixa branca nas secundárias até o ápice das secundárias, enquanto em H. palliatusessas penas têm um ápice marrom. A cauda é preta com branco na base.
O bico é longo, vermelho-alaranjado e achatado nas laterais, característico dessa família de aves, desenvolvida dessa forma para poder abrir conchas e extrair crustáceos presos às rochas.
As pernas são rosa claro a esbranquiçadas. Mede 44 cm de comprimento total. O juvenil tem íris e bico mais escuros.
Habitat do ostraceiro de magalhães
Vive em praias rochosas ou pedregosas, tanto em ilhas ou costas marítimas como em lagoas interiores, a centenas de quilómetros do mar.
Na costa da província de Santa Cruz , é comum ver nas mesmas praias as três espécies de ostraceiros patagônicos : o ostraceiro do sul, o ostraceiro pardo ( Haematopus palliatus ) e o ostraceiro preto ( Haematopus ater ).
Reproduçao do ostraceiro de magalhães
Os ostraceiro de magalhães se reproduz entre setembro e outubro, cerca de um mês antes do simpátrico sul -americano ostraceiro .
O ninho é uma cavidade rasa na areia ou algas lavadas.A ninhada consiste em dois ovos marrom-oliva escuros ou esverdeados. Nada se sabe sobre o período de incubação e o tempo que leva para os filhotes emplumarem.
Alimentação do ostraceiro de magalhães
Os ostraceiro de magalhães Alimenta-se de crustáceos , ostras , mexilhões e outros invertebrados marinhos que abre com o bico, por isso depende das marés baixas, descansando nas marés altas.
Distribuição geográfica ostraceiro de magalhães
Este ostraceiro é um habitante característico da Patagônia, tanto no setor chileno: Patagônia chilena , quanto no setor argentino: Patagônia argentina , bem como nas ilhas do sul, incluindo as Ilhas Malvinas .
No Chile é encontrado desde a ilha de Chiloé e as costas de Llanquihue ao sul, migrando no inverno ocasionalmente mais ao norte, até Corral na foz do rio Valdivia , em frente à cidade de Niebla .
Na Argentina nidifica nas províncias de:Antártica da Terra do Fogo e Ilhas do Atlântico Sul , Santa Cruz e Chubut , migrando para o norte no inverno, raramente sendo encontrado nas costas do Rio Negro e Província de Buenos Aires .