Painho-de-cauda-furcada (Hydrobates leucorhous) é uma especie de ave da família dos Hydrobatidae que pertence ao gênero hidrobatos.
Produz em ilhas inacessíveis nas áreas mais frias do norte dos oceanos Atlântico e Pacífico . Nidifica em colônias próximas ao mar em áreas bem escondidas, como fendas de rochas, tocas rasas ou mesmo troncos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Põe um único ovo branco, que muitas vezes tem um leve anel de manchas roxas na extremidade grande. Este petrel de tempestade é estritamente noturno nos locais de reprodução para evitar a predação de gaivotas e skuas , e até evita pousar em noites claras de luar.
Características do painho-de-cauda-furcada
O painho-de-cauda-furcada é ligeiramente maior que o petrel , com um comprimento de corpo de 18–21 cm . O peso médio é entre 40 e 50 g. A envergadura é de 45 a 50 cm. Os corredores de ondas têm uma plumagem marrom-acinzentada escura.
As penas do vôo e da cauda são ligeiramente mais escuras. a alcatraé branco com uma linha central escura. Os pés são pretos. As asas são longas, pontiagudas, anguladas e curvas em vôo. A parte inferior da asa é ligeiramente mais escura do que o topo da asa.
Os corredores de ondas diferem dos petréis principalmente em sua cauda bifurcada. Ao contrário do petrel, eles também apresentam uma faixa leve na parte superior das asas. As batidas das asas são rapidamente parecidas com as da andorinha-do-mar.
O voo é caracterizado por rotações erráticas do corpo e mudanças frequentes na altitude e velocidade de voo. Ao contrário do petrel, eles não seguem navios.
Habitat do painho-de-cauda-furcada
Os painho-de-cauda-furcada têm uma grande área de distribuição. Estende-se por todo o Atlântico Norte, Pacífico Ocidental e Pacífico Oriental, desde as Ilhas Aleutas até a Baixa Califórnia.
O habitat européias estão localizadas em algumas ilhas no noroeste da Europa, como Lofoten , Ilhas Faroe , Islândia , Irlanda e as costas ocidentais da Grã-Bretanha. No Atlântico Ocidental se estendem de Labrador ao Maine e Massachusetts .
Reprodução do painho-de-cauda-furcada
A nidificação ocorre de abril a junho, principalmente em tocas em planaltos rochosos perto da costa ou em cavidades nas rochas. Os machos cavam tocas com os pés. O bico é usado para soltar o solo.
O diâmetro da cavidade de entrada é de cerca de 6-7 cm, o comprimento é de cerca de 50 cm. No fundo da gruta encontra-se a câmara de nidificação, que é forrada com material vegetal e tem um diâmetro de cerca de 16 cm.
Um único ovo branco com pontos levemente marrom-avermelhados na extremidade mais grossa é colocado na câmara de nidificação. O período médio de incubação é de 41 dias.
As aves se revezam na incubação. Os jovens são capazes de voar em 63 a 70 dias. Durante a época de reprodução, os pássaros silenciosos se comunicam com sons de arrulho.
Alimentação do painho-de-cauda-furcada
A dieta do painho-de-cauda-furcada consiste em grandes plânctons encontrados na superfície do mar , crustáceos , pequenos peixes, lulas , águas-vivas e gordura .
Estado de conservação
O estoque mundial é estimado em cerca de 8 milhões de indivíduos. A maior parte da população reprodutiva do mundo é encontrada na desabitada Ilha Baccalieu, no Canadá , com mais de 3 milhões de casais reprodutores.
As maiores ocorrências europeias são na Islândia (80.000–150.000 pares) e nas costas da Grã-Bretanha classificada como Vulnerável.