Aves

Pampusana kubaryi: características, habitat, alimentação e canto

Por Alan Costa, em 18/01/2023
estado de conservacao do Pampusana kubaryi

Pampusana kubaryi é uma espécie de ave da família dos pombos , endêmica dos Estados Federados da Micronésia , parte das Ilhas Carolinas .

A ave foi descrita em 1880 pelo ornitólogo Otto Finsch como Phlegoenas kubaryi no Journal für Ornithologie . O nome específico é dado em homenagem ao naturalista Jan Stanislav Kubariy (1846-1896), que coletou amostras das ilhas do Pacífico para o Museu Godefroy de História Natural em Hamburgo .

Pampusana kubaryi
Pampusana kubaryi

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

No século 20, a espécie foi incluída no gênero Gallicolumba , cujo sinônimo júnior é Phlegoenas , mas no século 21, como resultado de uma revisão da taxonomia do gênero, parte das espécies do Pacífico a partir dele, incluindo G. kubaryi , foi alocado ao gênero, que recebeu o nome histórico de Alopecoenas .

Características do Pampusana kubaryi

caracteristicas do Pampusana kubaryi
caracteristicas do Pampusana kubaryi

Uma pomba de tamanho médio com cauda curta . O dimorfismo sexual foi registrado , as fêmeas são um pouco menores que os machos.

O comprimento total do corpo dos machos é 251-270 mm , as fêmeas 248-259 mm , o comprimento da asa é 151-159 mm nos machos e 139-147 mm nas fêmeas. Comprimento da cauda 74-80 mm , bico 20-22 mm , tarso 29-33 mm . Não há opções geográficas .

A maior parte da cabeça é branca; isso inclui a testa até o meio da coroa, as sobrancelhas até a parte de trás das penas ao redor das aberturas das orelhas, a tradição e a parte inferior da plumagem ao redor das orelhas).

A parte de trás da cabeça e a plumagem da parte de trás das orelhas até a parte de trás do pescoço são da cor da fuligem.As penas da parte superior das costas, coberturas pequenas e médias da asa são pretas na base com uma ponta marrom larga e profunda.

O úmero inferior e as coberturas das asas maiores são marrom-oliva escuro com uma borda bordô estreita nas pontas.As penas de vôo terciárias são marrom-oliva, as secundárias e primárias são marrom-escuras.

O restante do dorso até as penas que cobrem a garupamarrom-oliva, bordô estreito ao longo das bordas das penas.A garupa é quase preta, as penas externas são cinza na base, uma ou duas das mais externas têm pontas marrom opaca ou cinza.

O queixo, a garganta e o peito são brancos, contrastando fortemente com o ventre quase preto e as penas da parte inferior e inferior das asas. O bico é preto, a íris é marrom escura, as patas são vermelho-púrpura.

Habitat do Pampusana kubaryi

habitat do Pampusana kubaryi
habitat do Pampusana kubaryi

Endêmica das Ilhas Carolinas , onde ocorre no Atol Truk (Ilhas Tol, Weno, Paata, Doubloon, Ipis e Fenepi) e Ilha Pohnpei (todas dentro dos Estados Federados da Micronésia ). Vários pássaros também foram avistados no Ant Atoll .

Em Pohnpei, ocorre em matagais, florestas de planície e manguezais ; em Truk, ocorre em matagais ribeirinhos, terras agrícolas e florestas em todas as altitudes. Geralmente um pássaro reservado, encontrado apenas ocasionalmente perto de habitações humanas.

Alimentação do Pampusana kubaryi

Pampusana kubaryi se alimenta menos em frequentemente em locais abertos; a dieta inclui sementes, pequenas lesmas e outros invertebrados.

Canto do Pampusana kubaryi

Principalmente um pássaro silencioso, ocasionalmente emitindo um profundo, gemido arrulhar ou sinal de chamada assobiando.

Estado de conservação do Pampusana kubaryi

estado de conservacao do Pampusana kubaryi
estado de conservacao do Pampusana kubaryi

Estima-se que ambas as populações da espécie (em Truk Atoll e Pohnpei Island) sejam pequenas. Presumivelmente, na década de 2020, existem entre 230 e 240 indivíduos na população do Atol de Truk .

Menos de 80 na Ilha de Pohnpei Assim, na ilha de Pohnpei, no período de 1975 a 1995, a área florestal nas terras altas diminuiu 60%, as florestas costeiras – 16%.

Há também fragmentação de remanescentes florestais devido ao desmatamento para plantações de pimenta kava kava . Quase não há florestas naturais no Atol de Truk.

A baixa abundância estimada da espécie e seu possível declínio levaram a União Internacional para a Conservação da Naturezadeu-lhe o status de ameaçado .

Certas medidas estão sendo tomadas para proteger as espécies – por exemplo, dentro de seu alcance, a área natural protegida do Monte Weenipot (Truk) e a reserva florestal em Pohnpei foram criadas .

Sair da versão mobile