Papa-camim-de-bico-grosso ( Sporophila funerea )é uma espécie de passeriforme dafamília Thraupidae pertencente ao grande gênero Sporophila .
É amplamente encontrada em áreas arbustivas e gramíneas do sul do México , passando pela América Central , até o Chocó na Colômbia e Equador .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É substituído pelo tentilhão-de-barriga-castanha intimamente relacionado na América do Sul , a leste dos Andes , bem como nos vales de Cauca e MagdalenaNa colômbia.
Características do papa-camim-de-bico-grosso
Mede em média cerca de 11,5 cm de comprimento. É muito semelhante em aparência ao comedor-de-semente variável ( Sporophila corvina ), mas difere deste essencialmente pelo bico maior, mais forte e cônico.
O macho é quase totalmente preto, exceto por uma pequena mancha branca na asa e a base das penas primárias internas, também brancas e visíveis apenas em vôo.
A fêmea é marrom-avermelhada, mais clara na região ventral, semelhante à fêmea da Muda Unicolor ( Amaurospiza concolor ) porém maior.
Habitat do papa-camim-de-bico-grosso
Distribui-se desde a encosta do Golfo no sul do México (de Veracruz ), ao longo da encosta caribenha de Belize , Guatemala , Honduras, Nicarágua e também na encosta do Pacífico da Costa Rica e Panamá (incluindo as ilhas Pearl e Coiba ).
Ao norte e oeste da Colômbia, a leste até a ponta noroeste da Venezuela e ao sul através dos vales das três cadeias andinas até o sudoeste da Colômbia e ao longo da encosta do Pacífico até o sudoeste do Equador.
É uma espécie comum em bordas de florestas úmidas , campos de arbustos e pastagens com arbustos e árvores dispersos, crescimentos secundários e gramíneas altas; é mais arborícola do que outros canteiros. De terras baixas a 1.100 m de altitude , geralmente abaixo de 500 m.
Alimentação do papa-camim-de-bico-grosso
O papa-camim-de-bico-grosso alimenta-se principalmente de grãos, mas também de frutas e insetos .
Estado de conservação
O papa-camim-de-bico-grosso tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC). Estima-se que a população seja da ordem de meio milhão a cinco milhões de indivíduos adultos.