Papa-capim-preto-e-branco: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Papa-capim-preto-e-branco (Sporophila luctuosa) é uma especie de ave da família dos Emberizidae que pertence ao gênero dos Sporophila.
Os machos adultos apresentam plumagem branca no peito, dorso preto e capuz que cobre toda a cabeça e pescoço. Geralmente se reproduzem nas épocas mais ensolaradas do ano, primavera e verão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do papa-capim-preto-e-branco
O papa-capim-preto-e-branco machos adultos apresentam plumagem branca no peito, dorso preto e capuz que cobre toda a cabeça e pescoço.
O bico é cinza claro e levemente azulado, as patas são cinzentas, as penas inferiores de suas asas apresentam uma mancha branca com perfeita simetria bilateral, pois ambas as asas têm sempre o mesmo formato, o que não pode acontecer em apenas uma.
As fêmeas são marrons com bico escuro e se assemelham à fêmea Sporophila nigricollis.
Embora o jovem macho Sporophila luctuosa se pareça com a fêmea, ele só se torna visível após a primeira muda, quando o bico começa a clarear e aparecem as primeiras manchas escuras.
Após esta primeira pelagem, ainda apresenta coloração esverdeada e o tórax ainda não está totalmente branco, podendo ser confundido com outras espécies do subgênero Sporophila.
Habitat do papa-capim-preto-e-branco
É encontrada na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Os seus habitats naturais incluem florestas subtropicais ou tropicais, florestas subtropicais ou tropicais altas e florestas antigas muito degradadas.
Reprodução do papa-capim-preto-e-branco
O papa-capim-preto-e-branco geralmente se reproduzem durante as estações ensolaradas do ano, primavera e verão. Pares formados separam-se do grupo em busca de arbustos ou pequenas árvores com muitas folhas, muitas vezes escolhendo espinhos para desencorajar a atividade predatória nas árvores.
Durante este período tornam-se bastante territoriais e o macho torna-se bastante agressivo com os outros que tentam aproximar-se do seu território e nesta altura é sempre visto cantando alto perto do seu ninho.
As fêmeas põem de 2 a 3 ovos, mas na maioria das vezes há 2 ovos, que podem conter dois machos, um macho e uma fêmea, ou até duas fêmeas.
Após 13 dias de incubação, os ovos começam a eclodir, a mãe alimenta os filhotes por 3 – 4 semanas, após as quais os filhotes são capazes de voar e se alimentar sozinhos, e geralmente formam pequenos bandos.
Alimentação do papa-capim-preto-e-branco
A dieta do papa-capim-preto-e-branco é baseada em sementes de plantas hospedeiras, que são formadas por espécies como a braquiária, entre outras espécies semelhantes.
Canto do papa-capim-preto-e-branco
Como outras espécies do gênero Sporophila, o gafanhoto preto e branco usa um dialeto baseado em seu habitat e pode aprender o canto de qualquer outro gafanhoto.
Independentemente da espécie, depois de ouvi-lo frequentemente quando jovem. ou durante o derretimento. Seus tipos de canções mais populares são o grego ou mateiro, o tui-tui, o vi-vi-ti e o siu-siu.