Aves

Papa-léguas: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 28/02/2023
habitat do papa-leguas

Papa-léguas ( Geococcyx californianus ), é uma espécie de ave norte-americana que não voa, da família Cuculidae .

Os hábitos terrestres do papa-léguas valeram-lhe o nome de “roadrunner” em inglês ( Roadrunner ) e espanhol ( Correcaminos ); ele é de fato mais hábil em correr do que em voar.

papa-leguas
papa-leguas

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Omnívoro e oportunista, possui muitas adaptações a ambientes áridos. Ocasionalmente realiza parasitismo de ninhada , mas não de forma sistemática como o cuco comum .

Características do papa-léguas

carcateristicas do papa-leguas
carcateristicas do papa-leguas

Os papa-léguas adultos têm de 51 a 61 centímetros de comprimento incluindo a cauda, ​​com uma média de 28 centímetros na cauda. Eles têm um bico longo e preto que se curva ligeiramente para baixo.

A cabeça, a coroa, o dorso e a longa cauda são castanho-escuros com manchas claras. A garganta e o abdome são leves, suas longas pernas e longa cauda são adaptações ao estilo de vida de corrida.

O peso varia muito. Indivíduos muito leves pesam pouco menos de 200 gramas, sendo o mais comum um peso em torno de 300 gramas, mas com uma alimentação muito boa também podem chegar a pesar mais de 500 gramas.

A maneira como o cuco é um corredor extremamente bom. Velocidades máximas de 24 a 32 km/h foram medidas. Basicamente, ele prefere andar em solo descoberto. Pode, portanto, ser frequentemente observado em leitos de rios secos ou em estradas.

Por último, mas não menos importante, ele deve sua boa capacidade de corrida aos seus pés zigodáctilos : como acontece com todos os cucos, os dois dedos externos de seus pés apontam para trás, os dois dedos internos para frente.

Ao correr, mantém a cabeça e a cauda paralelas ao solo, usando a cauda como um remo para mudar de direção. Apenas ocasionalmente o cuco voa para percorrer distâncias curtas.

Normalmente, ele usa suas asas para planar de um poleiro ou de seu ninho até o chão. No entanto, também cobre distâncias entre as copas das árvores em voo, se não estiverem separadas por mais de quatro ou cinco metros.

Habitat do papa-léguas

habitat do papa-leguas
habitat do papa-leguas

O papa-léguas de estrada vive nas estepes , desertos e semidesertos do sudoeste dos EUA , desde o vale longitudinal californiano até a costa do Golfo no Texas , bem como no norte do México (incluindo Sonora , Baja California , Chihuahua , Mojave ).

No decorrer do século 20, o cuco de beira de estrada foi capaz de expandir seu alcance para incluir Kansas, Missouri e Arkansas. Em contraste, desapareceu de partes de sua antiga cordilheira californiana.

No México, existem áreas de sobreposição com a distribuição do papa-léguas , que é o táxon irmão do papa-léguas dentro do gênero Roadrunner .

O habitat do papa-léguas são áreas semiáridas e áridas que são frouxamente cobertas por arbustos e arbustos de dois a três metros de altura. Também ocorre localmente em terras agrícolas abertas e subúrbios pouco povoados.

No sopé e nos planaltos do Colorado, é particularmente comum em áreas esparsamente cobertas por pinheiros zimbro e pinyon . Em Nevada e Utah também é encontrado em planícies cobertas de tamargueiras e arbustos de creosoto .

Reprodução do papa-léguas

reproducao do papa-leguas
reproducao do papa-leguas

O papa-léguas atinge a maturidade sexual com um ano 33 . Esta espécie é monogâmica e o casal é longevo 30 . Os pares começam a se formar no final do inverno. O namoro é muito elaborado e inclui várias etapas, desde a formação do casal até a cópula .

As aves iniciam com perseguições febris no solo intercaladas com voos rasantes de baixo nível, o macho carregando a presa no bico. Essas perseguições podem durar várias horas.

A construção do ninho começa no final de 34 de março . Geralmente está localizado em um matagal ou árvores de 1 a 3 m de altura, perto de áreas abertas, geralmente no leito de um rio seco ou em uma trilha de gado.

O ninho é um copo compacto de 30 cm de diâmetro por 15 a 20 cm de altura feito de pequenos galhos espinhosos, galhos e palha.

O interior é forrado com folhas, gramíneas, vagens de Prosopis , raízes, penas e, às vezes, esterco de vaca, estrume de cavalo ou peles de cobra. Os ovos , lisos e ligeiramente brilhantes, brancos ou creme, em número de 3 a 6, são de forma elíptica a subelíptica.

Os ovos são postos em intervalos irregulares. Ambos os adultos incubam os ovos, mas apenas o macho incuba à noite. A incubação começa com o primeiro ovo. O período de incubação dura de 16 a 20 dias

Alimentação do papa-léguas

alimentacao do papa-leguas
alimentacao do papa-leguas

Papa-léguas são onívoros oportunistas . Alimenta-se de quase todos os pequenos animais e insetos que consegue capturar: lagartos , pequenas cobras , escorpiões , tarântulas e outras aranhas, centopéias , roedores .

Canto do papa-léguas

O repertório vocal do Papa-léguas vem em sete variantes distintas. O canto mais frequente é “uma sequência lenta e descendente de cerca de seis pescoços profundos e ressonantes ” emitido pelo homem e que pode ser ouvido a 250 m .

Essa música é mais frequentemente produzida no início da manhã de um poleiro alto – um poste de cerca, árvore morta ou cacto.

A fêmea emite uma série de ganidos secos, curtos e de baixa frequência (até 22), lembrando o uivo de um coiotee pode ser ouvido a 300 metros de distância.

O macho e a fêmea também emitem uma série de sons de palmas (5 ou 6), acompanhados de um gemido, alto o suficiente para ser ouvido a 200 metros. Esses barulhos de bico são a comunicação sonora mais comum durante a incubação e criação dos filhotes .

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/02/Canto-do-papa-leguas.mp3?_=1
canto do papa-leguas
canto do papa-leguas

 

Sair da versão mobile