Papa-léguas-pequeno: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Papa-léguas-pequeno (Geococcyx velox) é uma especie de ave da familia dos Cuculidae que pertence ao gênero Geococcyx.
O papa-léguas-pequeno pode correr até 20 milhas por hora (32 km/h). Passa a maior parte do tempo no solo, correndo em áreas abertas, ao longo de estradas ou coberto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do papa-léguas-pequeno
O papa-léguas-pequeno é uma ave esbelta que atinge um comprimento de 46 a 51 cm, A própria cauda representa cerca de 24 cm. Seu comprimento médio é de 46 cm. O homem pesa 174–207 gramas, enquanto a mulher pesa 162–192 gramas.
A coroa , a crista e o pescoço do papa-léguas-pequeno são pretos com brilho bronze e pequenas manchas marrons claras. A nuca posterior é marrom-escura, com penas forradas de marrom claro, de modo que surgem manchas marrom-esbranquiçadas.
A plumagem da parte superior do corpo é marrom escura com manchas claras e vai clareando até o marrom na garupa, e o peito é branco. As retrizes são pretas com brilho roxo escuro.
Os papa-léguas-pequeno jovens se parecem com os adultos, mas têm linhas de cor ocre e pele mais opaca ao redor dos olhos. A íris é amarela a marrom, com um anel amarelo a branco prateado circundando a pupila. O anel do olho varia de lilás claro a azul brilhante.
A área atrás do olho se estende até uma faixa estreita que se transforma em uma cor vermelha brilhante no pescoço, que é quase todo coberto por penas. O bico superior é cinza, enquanto o bico inferior é cinza-azulado.
Habitat do papa-léguas-pequeno
O papa-léguas-pequeno ocorre nas planícies áridas da Mesoamérica, até 3.000 metros de altitude. Habita áreas abertas, com matos e arbustos espinhosos.
Eles podem ser encontrados em altitudes mais elevadas de estratovulcões como Conchagua, San Miguel, Santa Ana e San Salvador, em áreas semiabertas acima da linha das árvores. Eles também se adaptam a terras cultivadas, como henequen e campos de milho.
Reprodução do papa-léguas-pequeno
A reprodução é relatada no México entre abril e julho, e em El Salvador em agosto. O papa-léguas-pequeno constrói seu ninho em uma árvore baixa, um arbusto espinhoso ou um cacto Opuntia , a cerca de 2 metros do chão.
Seus ovos, que são brancos e têm 35 mm x 26 mm de comprimento, são colocados em ninhadas de 2 a 4, seus ninhos são menores que os de os papa-léguas, mas são mais fortes e compactos, construídos em forma de xícara com caules e galhos resistentes de grama, com diâmetro de c. 14,5 cm .
Tanto roadrunners masculinos quanto femininos incubam, as ninhadas do papa-léguas-pequeno mostram menos variação em tamanho do que as do roadrunner maior e, pela observação, todos os ovos parecem eclodir ao mesmo tempo.
Alimentação do papa-léguas-pequeno
O papa-léguas-pequeno é um alimentador oportunista, que come sementes, frutas, pequenos répteis e sapos, os gafanhotos constituem uma parte significativa de sua dieta, assim como as lagartas .
Canto do papa-léguas-pequeno
O canto do pássaro é uma série de “arrulhos” suaves, cerca de uma nota por segundo, feitos de três a sete vezes em uma escala descendente.