Papa-moscas de Euler: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Papa-moscas de Euler (Empidochanes euleri) é uma espécie de ave da família Tyrannidae , uma das duas pertencentes ao gênero Lathrotriccus .
Distribui-se por uma vasta área a leste da cordilheira dos Andes, a leste da costa atlântica , ao sul ao centro-leste.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Devido à sua aparência, a presente espécie foi classificada por muito tempo dentro do gênero Empidonax , até que em 1986 o gênero Lathrotriccus foi proposto para abrigá-la.
Características do papa-moscas de euler
Mede 12,7 8 a 13,2 cm 9 de comprimento e pesa entre 9 e 13,8 g . As partes superiores são marrom-oliva; as asas são escuras, com duas listras amareladas.
A garganta e a parte superior do tórax são cinza, o restante do tórax é marrom e o abdômen é amarelado pálido. A mandíbula é amarelada, distinguida por uma mancha pálida indistinta no lorum e pelo contorno ocular distinto.
Habitat do papa-moscas de euler
Esta espécie amplamente disseminada é considerada localmente comum (principalmente a sul) nos seus habitats naturais : os estratos médio e inferior das florestas húmidas.
As matas secundárias e as suas margens, onde permanece discreta, pelo menos até 1500 m acima do nível do mar
Reprodução do papa-moscas de euler
O pico da atividade de nidificação ocorre no final de outubro e novembro e se estende até janeiro e fevereiro. O ninho é em forma de tigela, feito de grama, folhas e fibras vegetais e é colocado em uma forquilha nas árvores.
Geralmente está localizado a poucos metros do solo, mas pode ser feito até o topo da árvore. A fêmea põe de dois a três ovos brancos, manchados de marrom-avermelhado, principalmente na extremidade mais longa, pesando cerca de 1,7 g e medindo cerca de 18 x 13,5 mm .
Apenas a fêmea incuba e o macho a alimenta quando ela está no ninho. Em cerca de 20 a 25 C °à temperatura ambiente, os ovos eclodem após 16 a 18 dias e os filhotes deixam o ninho após cerca de 15 dias. Estima-se que a perda de filhotes devido à predação seja moderada.
Alimentação do papa-moscas de euler
Alimenta-se de insetos que apanha no ar. Discreto, pousa ereto entre a vegetação do sub-bosque e faz voos curtos por entre a folhagem, pousando novamente. Não se junta a bandos mistos.
Distribuição geográfica do papa-moscas de euler
Distribui-se por uma vasta área a leste da cordilheira dos Andes, a leste da costa atlântica , ao sul ao centro-leste da Argentina e Uruguai , incluindo Colômbia , Venezuela , Equador , Peru , Bolívia , Paraguai , Brasil ( ausente ou muito escasso ao norte do rio Amazonas ), apenas localmente na Guiana , Suriname e Guiana Francesa ; bem como em Trinidad e nas Pequenas Antilhas(aparentemente extinto em Granada , onde não é encontrado desde 1950).
Principalmente residentes, subespécies argentinus e populações nominais do sul migram para o norte na Amazônia durante os invernos austrais, tornando-se localmente numerosos no sudeste do Peru; É possível que migrantes do sul cheguem ao Equador e à Venezuela, mas não há registros e os tempos, rotas e limites da migração ainda não são conhecidos.
Canto do papa-moscas de euler
Seu chamado é um rouco e forte « chee-chi-wi-wi-wi ». A canção é um abrupto « fiu’ pi’pipi’p’ ». A canção matutina é menos áspera, ” biu…biu-uip ” e lembra uma Elaenia .