O papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta) é uma ave família Tyrannidae, que esta ameaçado por perda de habitat.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto deste maravilhoso pássaro.
Além disso, esta ave campestre que habita os capinzais altos, úmidos ou secos, a meia altura nos colmos e se alimentam de insetos, vivendo em pequenos bandos.
O papa-moscas-do-campo possui uma cauda longa e estreita, com dorso marrom claro com listras pretas, o peito é amarelo claro e o alto da cabeça preto.
O papa-moscas-do-campo pertence à ordem dos Passeriformes, é uma das maiores famílias de aves de todo o planeta contendo aproximadamente outras 300 espécies no Brasil.
Características do papa-moscas-do-campo
O papa-moscas-do-campo é uma ave que mede cerca de 10 centímetros, tem plumagem marrom, com as costas manchadas de estrias negras; a coroa também é negra.
Além disso, essas aves são marcantes uma longa linha branca próxima aos olhos e a cauda longa e fina, com penas em formato afilado.
A coloração da barriga, a cor é esbranquiçada, com regiões do abdômen acastanhadas.
Reprodução do papa-moscas-do-campo
O período reprodutivo da espécie é entre outubro e abril e os ninhos são feitos a baixa altura em arbustos e são postos de 2 a 3 ovos opacos, sendo considerada alta a predação.
Alimentação
O papa-moscas-do-campo se alimenta de insetos, os quais captura em pleno voo.
Ameaças e conservação
A localização de seus ninhos os torna alvos fáceis para predadores nativos e exóticos.
Além disso, incêndios e queimadas nos campos, máquinas agrícolas e certas culturas estão destruindo ovos e ninhos dessas e de tantas outras aves.
Esses indivíduos são exigentes com a paisagem e não frequentam pastagens artificiais, principalmente aquelas com vegetação e animais exóticos, indicando sua predileção por campos naturais, limpos ou sujos, campos de cerrado.
Mas os campos de cerrado estão desaparecendo devido às intervenções humanas, como a substituição de campos naturais por áreas dedicadas à agricultura e pecuária, neste último pela introdução de gramíneas africanas.
Os incêndios florestais aumentam as ameaças à fauna e à biodiversidade em geral.
Hábitos
É uma ave que não tolera o pastagens modificado, preferindo habitar os campos altos do Campo Sujo e campos onde a vegetação herbácea é abundante e não há exposição excessiva do solo.
Vive sozinho ou em pares, formando grupos familiares, e costuma pousar em galhos finos de altura média, de onde foge para pegar seu alimento.
Habitat
O papa-moscas-do-campo é uma ave campestre que habita os capinzais altos, úmidos ou secos, a meia altura nos colmos e se alimentam de insetos, vivendo em pequenos bandos.
Fotos do papa-moscas-do-campo
Canto do papa-moscas-do-campo
Distribuição geográfica
O papa-moscas-do-campo pode ser encntrado nas áreas abertas do Centro Oeste, Sudeste e Sul, Tocantins, oeste e centro da Bahia, sendo que também ocorre em enclaves de cerrado no Amazonas.