Papa-moscas do paraíso indiano ( Terpsiphone paradisi ) é um passeriforme de médio porte nativo da Ásia, onde é amplamente distribuído.
Como a população global é considerada estável, ela foi listada como de menor preocupação na Lista Vermelha da IUCN desde 2004. É nativa do subcontinente indiano , Ásia Central e Mianmar.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os machos têm penas da cauda central alongadas e plumagem preta e ruiva em algumas populações, enquanto outras têm plumagem branca. As fêmeas têm cauda curta com asas ruivas e cabeça preta.
Características do papa-moscas do paraíso indiano
Os papa-moscas do paraíso asiático têm 19-22 cm de comprimento. A cabeça é preta brilhante com uma crista, o bico azul é redondo e forte com a ponta preta.
Suas íris são marrom-escuras a pretas. Eles têm pernas curtas e finas e pés pequenos. Suas asas têm 86–92 mm de comprimento. Os sexos são dimórficos na coloração da plumagem.
Os papa-moscas-paraíso fêmeas têm plumagem reversa marrom-avermelhada, garganta cinza-clara e abdômen claro. Os papa-moscas-do-paraíso machos mudam ao longo dos primeiros três anos de vida.
Quando jovens, eles se parecem muito com as fêmeas, mas têm garganta preta e olhos azuis. No segundo ano de vida desenvolvem penas da cauda de até 24 cm de comprimento.
A partir dos 3 anos de idade, sua plumagem fica branca e as duas do meio das 12 penas da cauda crescem até 30 cm de comprimento.
Em Bornéu e provavelmente também em Sumba , a maioria dos machos jovens muda diretamente para a plumagem branca.
Habitat do papa-moscas do paraíso indiano
Os papa-moscas do paraíso asiático habitam áreas densamente florestadas do Turquestão à Manchúria , Índia , Sri Lanka , norte e leste da China e ao sul do arquipélago malaio nas ilhas de Sumba e Alor .
Eles não são sedentários na Coréia e nas Maldivas e extintos regionalmente em Cingapura .
São aves migratórias e passam a estação fria nos trópicos da Ásia. Existem populações residentes no sul da Índia e no Sri Lanka, de modo que tanto as aves migratórias visitantes quanto as subespécies locais de reprodução ocorrem lá no inverno.
Reprodução do papa-moscas do paraíso indiano
A temporada de reprodução do papa-moscas do paraíso indiano vai de maio a julho. Sendo socialmente monogâmicos, tanto o macho quanto a fêmea participam da construção do ninho, incubação, criação e alimentação dos filhotes.
O período de incubação dura de 14 a 16 dias e o período de ninhego de 9 a 12 dias. O ninho às vezes é construído nas proximidades de um par reprodutor de drongos , que mantêm os predadores afastados.
A fêmea põe até quatro ovos em um ninho feito de galhos e teias de aranha na ponta de um galho baixo. Os filhotes eclodem em cerca de 21 a 23 dias.
Alimentação do papa-moscas do paraíso indiano
Os papa-moscas do paraíso asiático se alimentam de insetos e principalmente caçam suas presas em vôo a 1–2 m acima do solo.
Canto do papa-moscas do paraíso indiano
A música consiste em uma estrofe geralmente descendente com notas de flauta ou yodeling, enquanto o som é curto, pressionado e forte.