Papa-moscas-estrela (Hemitriccus furcatus) é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae, que esta se tornando vulnerável com a destruição massiva de seu habitat.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
As características mais notáveis são a cabeça canela e a cauda longa e bifurcada, que também possui pontas brancas com bordas pretas.
O dorso é oliva e o ventre é branco, as asas têm contorno castanho, ocorre em bordas de matas e matas secundárias, principalmente em bambus e cipós.
Origem
O papa-moscas-estrela é uma espécie endêmica do Brasil.
Características do papa-moscas-estrela
O papa-moscas-estrela é uma ave que mede 11 cm de comprimento, ele tem a cabeça canela e a cauda longa e bifurcada, que também possui pontas brancas com bordas pretas.
O dorso é oliva e o ventre é branco, as asas têm contorno castanho, ocorre em bordas de matas e matas secundárias, principalmente em bambus e cipós.
Além disso, o macho tem a cauda bifurcada de pontas brancas; o dorso verde, cabeça parda, peito cinzento-escuro, uma nódoa no papo e a barriga branca.
Reprodução do papa-moscas-estrela
Não se sabe muito sobre os hábitos reprodutivos dessa espécie, mas aparentemente é uma ave que fica com seu companheiro o ano todo.
Alimentação
O papa-moscas-estrela se alimenta de artrópodes que captura na densa vegetação onde costuma viver ou em voo rápido partindo de algum poleiro.
Canto do papa-moscas-estrela
O canto do papa-moscas-estrela são notas agudas, ele emite notas com vibrações e rápidas.
Distribuição geográfica
Esta espécie ocorre no estado do Rio de Janeiro (Nova Friburgo, Paraty), no leste do estado de São Paulo e no sul da Bahia.