Papa-moscas-uirapuru ( Terenotriccus erythrurus) é uma ave passeriforme da família Onychorhynchidae, é o único membro do gênero Terenotriccus.
Esta espécie habita o interior de florestas úmidas e se alimenta principalmente no estrato médio e alto da floresta, pousando silenciosamente e voando para pegar insetos.
Além disso, o papa-moscas-uirapuru se estende a leste da cordilheira dos Andes em toda a Bacia Amazônica do norte do Brasil e nas Guianas; a oeste dos Andes na Colômbia e Equador na América Central.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
O papa-moscas-uirapuru tem oito subespécies reconhecidas elas são:
– Terenotriccus erythrurus erythrurus: encontrado no S da Venezuela, Guianas e áreas adjacentes no Brasil (RR, AP, AM) ao norte do rio Amazonas e leste do rio Negro;
– Terenotriccus erythrurus fulvigularis: encontrado desde o S do México, a América Central, o L do Equador e L da Colômbia;
– Terenotriccus erythrurus signatus: encontrado no L da Colômbia e L do Peru;
– Terenotriccus erythrurus venezuelensis: encontrado no extremo L da Colômbia, S da Venezuela e O do Brasil (AM) ao norte do rio Amazonas e a oeste do rio Negro;
– Terenotriccus erythrurus brunneifrons: encontrado no L do Peru, N da Bolívia e SO do Brasil (AC, RO);
– Terenotriccus erythrurus amazonus: encontrado ao sul do rio Amazonas entre os rios Purus e Tapajós (AM, PA, RO, MT);
– Terenotriccus erythrurus hellmayri: encontrado ao sul do rio Amazonas a partir do lado leste do rio Tapajos até o Maranhão (PA, MA);
– Terenotriccus erythrurus purusianus: encontrado na região do médio rio Purus (AM);
Características do papa-moscas-uirapuru
O papa-moscas-uirapuru é uma ave que mede 9 centímetros de comprimento, a espécie tem a cabeça e pescoço cinza, partes superiores marrom oliváceas, peito bege.
Além disso, a sua cauda é marrom avermelhada, a garganta clara, e os pés rosados, este papa mosca é visto com frequência com o enferrujadinho de plumagem quase idêntica, mas sem o amarelo no píleo.
Reprodução do papa-moscas-uirapuru
O ninho do papa-moscas-uirapuru é uma bolsa em forma de pera feita de fibras e folhas de plantas com uma entrada lateral com viseira, construída pela fêmea a uma altura de 2 a 6 m na vegetação rasteira e pendurada em um galho ou videira.
Os dois ovos brancos cor de chocolate são incubados pela fêmea por 15 a 16 dias até a eclosão, sem que o macho cuide dos ovos ou dos filhotes.
Alimentação
Esta ave fica vasculhando a vegetação à procura de insetos, solitário ou aos pares, por vezes em bandos mistos.
Habitat
O papa-moscas-uirapuru habita em matas úmidas, em suas clareiras e em matas secundárias altas. Empoleira-se nas trepadeiras e na densa folhagem que cobre as árvores nas camadas intermediárias e inferiores.
Canto do papa-moscas-uirapuru
O canto do papa-moscas-uirapuru é um chamado see-oo see e uma música repetitiva de eek eek eek eek, que as vezes, ele levanta as duas asas para fazer um leve zumbido.
Além disso, um outro hábito que esta ave tem ao cantar é abrir a sua cauda em leque e levanta as duas asas em uma exibição ímpar, indicando sua presença por ser claro e cantar chamada forte.
Distribuição geográfica
Esta espécie de ave ocorre em toda a Amazônia brasileira e países vizinhos.