Papa-piri: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Papa-piri (Tachuris rubrigastra) é uma ave da família dos Tyrannidae e pertence ao gênero dos Tachuris também conhecido como pássaro arco -íris
Essa é a única espécie membro do gênero Tachuris , e suas relações com outros membros da família são incertas. É nativo do centro-sul e da região andina do centro-oeste da América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
As relações deste gênero com o restante da família Tyrannidae sempre foram incertas. Os extensos estudos de genética molecular realizados por Tello .
Foram descobertas uma série de novas relações dentro da família Tyrannidae que ainda não estão refletidas na maioria das classificações.
O diagnóstico para Tachuris foi que estudos moleculares demonstraram consistentemente que o gênero pertence a uma linhagem antiga e isolada relativa a Rhynchocyclidae .
Características do Papa-piri
Mede entre 10 e 11,5 cm de comprimento, a plumagem tem 8 ou 9 cores é bem colorida. A coroa é preta com uma faixa vermelha central (quase sempre escondida) e uma faixa superciliar amarela dourada nas laterais.
Os lados do rosto com um triângulo preto-azulado desde o bico até os fones de ouvido. A parte de trás e as partes traseiras são verdes; as partes inferiores são amarelas brilhantes; o pescoço, branco; tem uma faixa preta parcial ao redor do peito; o crisoé avermelhado.
Sua cauda é curta com nadadeiras centrais pretas, as seguintes pretas com ponta branca e nadadeiras externas brancas (obvias em vôo).
Suas asas são curtas e arredondadas, as coberturas são cinza, as primárias cinza acastanhadas, as secundárias com bordas brancas formando uma ampla linha transversal branca. Pernas pretas, bico preto fino, olhos azuis claros.
A fêmea exibe cores mais suaves e os filhotes são menos coloridos que os adultos. As aves das altitudes andinas são ligeiramente mais altas e têm as sobrancelhas mais largas, enquanto as aves da costa peruana podem ser mais brancas na parte inferior e têm as sobrancelhas mais verdes.
Habitat do papa-piri
Pode ser encontrada na Argentina , Bolívia , Brasil , Chile , Paraguai e Peru . Ver detalhes em Subespécies .Vive em áreas úmidas e inundáveis perto de rios e lagos. Está associado às taboas . Do nível do mar até 4100 msnm nos Andes .
Alimentação do papa-piri
O papa-piri alimenta-se de insetos e pequenos invertebrados que encontra no seu habitat
Reprodução do papa-piri
O papa-piri se reproduz entre setembro e dezembro. Constrói um ninho tecido com tiras de juncos secos, formando uma taça terminando em ponta no fundo e amarrado a um galho de junco, a cerca de 50 a 100 cm da água. Deposita de dois a três ovos amarelados com pólo rombudo um pouco mais escuro que medem 16×13 mm
Canto do papa-piri
Empoleirado em cima de juncos ou ervas verticais , vocaliza um canto bastante musical, um rico gorgolejar triutu-tu, triutu-tu-tu-tu .