Papa-taoca-da-bahia ( Pyriglena atra) é uma ave que pertence a família Thamnophilidae, também conhecido como olho-de-fogo-rendado.
Além disso, a mata Atlântica onde vive, está muito destruída e fragmentada e, ao longo de seu histórico de ocupação, as ricas e exuberantes matas foram substituídas por pastagens, monoculturas e assentamentos mal planejados e irregulares.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Como se não bastasse, as poucas e pequenas matas que ainda existem sofrem com os riscos de incêndios, caça e captura de animais, além da extração de madeira para serrarias, olarias e padarias, cercas e outros. outros usos.
Origem
O papa-taoca-da-bahia é nativa dos estados brasileiros de Bahia e Sergipe.
Características do papa-taoca-da-bahia
O papa-taoca-da-bahia é uma ave de porte médio e cerca de 35 g, que apresenta acentuado dimorfismo sexual, sendo o macho preto, com mancha Inter escapular branca, sempre visível, e a fêmea marrom, com retrizes enegrecidas e sem mancha Inter escapular branca.
Além disso, nos adultos, a íris é vermelha, enquanto no jovem é castanho-claro.
Reproduçãodo papa-taoca-da-bahia
O ninho da papa-taoca-da-bahia fica no chão e bem camuflado, é esférico com cobertura de folhas secas e revestimento interno de fibras de piaçava.
Por outro lado, as fêmeas e machos incubam e fornecem os cuidados parentais.
Alimentação
Esta espécie alimentam-se de pequenos artrópodes, como gafanhotos, baratas, aranhas, besouros, grilos e mariposas.
Habitat
O papa-taoca-da-bahia habita no sub-bosque de florestas úmidas, incluindo bordas de florestas, clareiras e altas florestas secundárias adjacentes.
Fotos do papa-taoca-da-bahia
Canto do papa-taoca-da-bahia
Distribuição geográfica
O papa-taoca-da-bahia é encontrado desde o Rio Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, ao longo do litoral norte da Bahia até o Estado de Sergipe.