
O papagaio-alexandrino (Psittacula eupatria) é uma espécie de papagaio que pertence a família Psittaculidae, conhecido também como grande-alexandre.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a espécie é nativa do sul da Ásia e tem uma expectativa de vida média de 12 a 15 anos na natureza e de 30 a 40 anos em cativeiro.
Características do papagaio-alexandrino

O papagaio-alexandrino é um dos maiores papagaios do mundo, mede de 56 a 62 cm de comprimento e é principalmente verde com bochecha e nuca cinza-azulado claro, barriga verde-amarelada, manchas vermelhas nos ombros e bico amarelo.
A parte superior da cauda também muda de verde na parte superior para azul na parte inferior e amarelo na ponta e amarelo na parte inferior da cauda.
Os adultos são sexualmente dimórficos, com os machos adultos tendo uma faixa preta nas bochechas, um anel preto na nuca e uma faixa rosa na nuca.
As fêmeas adultas não possuem uma faixa preta na parte inferior das bochechas e possuem uma faixa rosa na nuca, os jovens parecem semelhantes à fêmea adulta, mas têm uma cauda mais curta.
Reprodução do papagaio-alexandrino

O papagaio-alexandrino se reproduzem de novembro a abril em sua variedade nativa, eles costumam se aninhar em cavidades de árvores, mas às vezes usam buracos de árvores escavados por eles mesmos ou rachaduras em prédios.
Veja agora:
Além disso, as fêmeas colocam de 2 a 4 ovos ovais, de forma ovalada e romba, medindo 27 a 34 mm, e o período médio de incubação é de 24 dias.
No entanto, nessa época a fêmea fica completamente dependente do macho agindo como uma inválida esperando ser alimentada e não sai do ninho em hipótese alguma, enquanto que o macho, por sua vez, passa o dia saindo em busca de alimento, e ao retornar, regurgita grande parte do que conseguiu direto no bico da fêmea.
Os filhotes do papagaio-alexandrino têm cerca de 7 de cm e dependem de seus pais até 3 a 4 meses de idade.
Alimentação
Na natureza, o papagaio-alexandrino se alimenta de frutas, verduras, legumes, sementes, grãos e até partes de flores, e em cativeiro, costuma-se oferecer ração comercial específica, sementes, grãos e frutas.
Fotos do papagaio-alexandrino





Distribuição geografica
O papagaio-alexandrino pode ser encontrado na Espanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, Turquia, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Irã, Hong Kong e Japão.